scorecardresearch ghost pixel



Cotas do Fundo PIS-Pasep já estão liberadas; Confira quem pode sacar

Os pagamentos já estão sendo realizados desde agosto e não há prazo final para os saques.



A Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB) estão pagamento os recursos das cotas do Fundo PIS/Pasep. Esse pagamento é feito a todos os trabalhadores que tenham servido a iniciativa pública ou privada entre os anos de 1971 e 1988, com a carteira assinada.

Essa é uma modalidade diferente do abono salarial. Anteriormente, esse pagamento era feito a beneficiários que tivessem mais de 60 anos e se enquadrassem em critérios estabelecidos em lei, como aposentadoria ou doenças graves. Mas agora, o governo liberou o pagamento do fundo para todas as idades.

Essa liberação acontece, pois o governo entendeu que muitos cotistas não retiraram o dinheiro por conta de falecimento ou falta de conhecimento do titular ou dos respectivos herdeiros. O valor existente nesse fundo é pago uma única vez. Portanto, se for retirado o saldo é zerado.

Os saques estão sendo realizados desde agosto e não há prazo final para o trabalhador retirar. As contas do PIS, vinculadas aos trabalhadores do setor privado, são administradas pela Caixa Econômica Federal. Já as contas do Pasep, vinculadas aos servidores públicos civis ou militares, são administradas pelo Banco do Brasil.

Como sacar o PIS das cotas de fundos?

Assim como em outras modalidades de saque, os pagamentos das cotas poderão ser realizados da seguinte forma:

  • Crédito automática para clientes da Caixa;
  • Casas Lotéricas;
  • Caixa Aqui ;
  • Terminais de autoatendimento;
  • Agências do banco.

Dica importante: para não ter problemas na hora do saque, o trabalhador deve ir ao local de saque, se for o caso, portanto RG, CPF, carteira de trabalho e Cartão do Cidadão com respectiva senha.

Caso o cotista tenha falecido, os dependentes terão acesso aos valores por meio da apresentação da certidão de dependente do INSS. Sucessores, se for o caso, deverão apresentar declaração de consenso entre as partes e declarar que não há outros herdeiros conhecidos.

Como sacar o Pasep das cotas de fundos?

Cotistas que tiverem conta corrente ou poupança no Banco do Brasil tiveram seus valores depositados automaticamente. Demais clientes, herdeiros ou procuradores legais devem procurar uma agência do banco.

Quem for cliente de outro banco e tiver até R$ 5 mil em cotas do Pasep poderá transferir o dinheiro via TED, sem custo. Além disso, a transferência pode ser feita pela internet, por meio do site www.bb.com.br/pasep, ou caixas eletrônicos.

Consulta ao Fundo do PIS

Cotistas ou herdeiros podem verificar saldos por meio do site do banco, no endereço www.caixa.gov.br/cotaspis. Para isso, é necessário o número do CPF ou o número do NIS do cotista, que pode ser encontrado no Cartão do Cidadão, Carteira de Trabalho antiga, página de identificação da nova Carteira de Trabalho, extrato do FGTS impresso.

Caso o trabalhador não consiga efetuar o procedimento pode entrar em contato pelo telefone: 0800-726-0207. Além disso, também deve procurar uma agência da Caixa, onde terá um atendimento específico para a operação.

Consulta ao Fundo do Pasep

As consultas de saldo do Pasep podem ser feitas pelo site do Banco do Brasil, www.bb.com.br/pasep. A plataforma irá solicitar número do CPF, número de inscrição do Pasep e data de nascimento do beneficiário.

A ferramenta informa ao participante se ele tem ou não cota, mas, como os saldos do Pasep estão protegidos por sigilo bancário, não é informado o valor disponível.

Os correntistas do Banco do Brasil com saldo de cota podem consultar o valor disponível na internet e nos terminais de autoatendimento, por meio da conta corrente, acessando a seguinte opção de Agenda Financeira, na opção de Extratos.

Beneficiários que não conseguirem efetuar o procedimento ou tiverem outras dúvidas podem entrar em contato com o telefone: 0800 729 0722. Também pode procurar uma agência do BB e verificar todas as possibilidades, como saques e valores.

Confira também: Benefícios liberados: Governo está pagando FGTS e PIS/Pasep a trabalhadores




Voltar ao topo

Deixe um comentário