scorecardresearch ghost pixel



Cuidado: Idosos são enganados em novo golpe de roubo de cartões

Bando atua em agências bancárias e usa comprovante falso para oferecer ajuda enquanto observam a senha. Veja dicas para não cair na armadilha.



Uma quadrilha que aplica golpes contra idosos no Rio de Janeiro está sendo presa por furto de cartões bancários. A ação do bando consiste em abordar os idosos após saírem do caixa eletrônico dizendo que caiu o comprovante da operação.

Segundo reportagem do jornal “O Dia”, no papel havia a mensagem de que era necessário atualizar dados bancários para evitar o cancelamento do cartão, e se caso isso não fosse feito, multa de R$ 149 seria cobrada.

Eles aproveitavam para oferecer ajuda para realização da operação, observavam qual é a senha, distraiam o idoso e trocavam o cartão por outro. Sabendo já qual é a senha e estando com o cartão em mãos, eles passavam valores altos em suas próprias máquinas de cartão.

Foto: material apreendido com o grupo junto ao comprovante falso. Fonte – Reginaldo Pimenta/Agência O Dia.

A ação foi flagrada pela central de monitoramento das agências que acionou a Polícia Militar que apreendeu três suspeitos, Isaac Afonso Cohen, de 55 anos, Fernando Aguiar Gomes, de 47, e João Romão Filho, 64. Eles portavam vários cartões de crédito e débito, máquinas de cartão e comprovantes de operação.

O caso foi registrado na 19ª DP em Tijuca e no momento a polícia procura por novas vítimas para fazer o reconhecimento formal dos suspeitos. Os homens foram autuados por formação de quadrilha e estelionato.

Orientações para não ser enganado

Pensando em formas de evitar que os crimes sejam aplicados novamente e que mais pessoas sejam prejudicadas, siga as orientações para não cair no golpe:

  • Não dê continuidade a conversas com desconhecidos. Diga que está com pressa
  • Evite ajuda de estranhos. Tente ir ao caixa eletrônico durante o expediente do banco
  • Ao digitar a senha, fique bem perto da máquina, assim há menos chances que terceiros a vejam
  • Caso se sinta ameaçado, ligue imediatamente para um familiar ou amigo

Fui vítima, e agora o que faço?

  • Anote tudo o que lembrar, horários data, local, características da pessoa
  • Comunique ao banco sobre o que aconteceu
  • Procure uma delegacia o mais rápido possível, levando todos os detalhes

Veja também: Saiba como receber R$ 998 de aposentadoria sem ter contribuído com o INSS




Voltar ao topo

Deixe um comentário