Na última segunda-feira, dia 9 de dezembro, o Nubank anunciou novidades da última atualização do aplicativo para iPhone. No entanto, esse anúncio chegou de uma forma diferente. Por meio da linguagem do “miguxês” – popular entre os adolescentes que utilizavam o Orkut -, o banco explicou que havia corrigido erros e melhorado a navegação a partir da nova atualização.
A brincadeira em forma de mensagem escondida na descrição do app na loja da Apple viralizou nas redes. Em contrapartida, dividiu muitas opiniões. De um lado, pessoas gostaram da piada e entraram na brincadeira; do outro, algumas acharam sem graça e noção alguma.
Alternando entre letras maiúsculos e minúsculas, duplicando caracteres e até fazendo um uso que poderia ser julgado “incorreto” pelos professores de português, o banco disse a seguinte frase: “O qUe dIzEr dExTa AtuUuAliZaÇaUm do aPPi qUI mAl cOnhEÇu e Já cOnsIDerO PaKaaAs?!/?!11″, escreveu em nota de lançamento na App Store.
Para quem não entendeu absolutamente nada, a frase diz: “O que dizer desta atualização do app que mais conheço e já considero pakas (muito)?” Esse tipo de linguagem era muito comum entre os jovens dos anos 2004 a 2010, que escreviam vários depoimentos aos amigos e utilizavam esse tipo de escrita e gírias.
Opiniões
Por meio do Twitter, várias pessoas expressaram seus sentimentos com a proposta polêmica do Nubank. Confira abaixo alguns comentários.
- “Passou dos limites”, disse usuário em resposta ao comunicado;
- “O NUBANK KKKKKKKKKKKKK eu amooo melhor banco @nubank”, disse outro;
- “Quem ri ou compartilha as piadas do nubank paga menos juros ao mês caso não consiga pagar as faturas?”, expressou mais um;
- “Me sinto ofendido pessoalmente em ler isso, pois parece que estão reduzindo minha inteligência. Claro, vocês querem ser inclusivos e jovens, mas ser jovem não é FaLaar IgUaUu uM ReTarDaDûÛ assim, mas respeitar e utilizar uma linguagem informal”, opinou mais outro;
- “O @nubank faz muito tempo que continua mandando release notes infantis e bobos, quebrando os guidelines dos mesmos. Mas esse último foi tão absurdo que mandei um email formal sobre isso”, disse mais uma indignada.
Outras brincadeiras
A recente atualização 7.1.33 chamou a atenção, em especial, mas as brincadeiras e trocadilhos da plataforma são recorrentes. Em novembro, a empresa anunciou outra atualização com a seguinte frase: “Era sk8, pogobol, futporrada e por aí vai”.
Essa forma de linguagem e brincadeira integra o plano estratégico de comunicação da empresa. Outra campanha do gênero anunciada pela a empresa foi a “The Ted Lover”. O intuito por trás era ironizar a cobrança de transferências realizadas pelos bancos tradicionais. Nesta época, de 3 a 11 de dezembro, o Nubank vendeu ursinhos de pelúcia Ted por R$ 19,05. Esse fvalor representa uma das taxas mais altas cobradas por Transferências Eletrônicas Disponíveis (TEDs) entre os grandes bancos.
*Com informações de TechTudo
Confira também: Usa truques para pagamento da fatura Nubank? Banco pode cancelar o seu cartão