O segundo semestre de 2019 foi marcado por grande movimentação econômica. Com a liberação dos saques imediatos do FGTS, abono salarial PIS/Pasep e 13º salário – além da promoção dos feirões de renegociação de dívidas – a expectativa era de que boa parte dos brasileiros começasse 2020 com as contas zeradas. Não foi o que de fato aconteceu.
Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 61 milhões de brasileiros começaram o ano com alguma dívida em atraso ou com o CPF restrito, seja para solicitar linhas de crédito, como empréstimo e cartões, ou comprar no crediário.
Apesar do cenário pessimista, a expectativa é de que as taxas relacionadas à inadimplência caiam no decorrer dos próximos meses, principalmente se houver melhora econômica, com geração de emprego e renda para as famílias. Visando acelerar esse ritmo de mudança, a Caixa oferece para 2020 opções de empréstimo direcionada a quem precisa de dinheiro rápido, mas está com o nome sujo no mercado.
Consignado Caixa
Voltado para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e de empresas conveniadas, o serviço o serviço conta com condições especiais. Veja abaixo:
- As parcelas referentes ao empréstimo são descontadas em folha, ou seja, abatidas diretamente do salário ou benefício do cliente. Com isso, tem-se mais comodidade, podendo ainda, e a qualquer momento, antecipar vencimentos futuros e obter a amortização da dívida;
- Livre das dispendiosas burocracias, não há necessidade de avalista ou consultas aos órgãos de proteção ao crédito;
- A margem para os descontos em folha não pode ultrapassar a faixa de 30% do salário/benefício.
Dica importante: correntistas Caixa contam com mais vantagens na hora da contratação. Nesse caso, há a opção de transferência do salário/benefício da atual conta do usuário para uma da estatal. Para saber mais como realizar a portabilidade, clique aqui.
Como contratar: comparecer à uma das agências Caixa ou ligar na central de atendimento 0800 726 8068. Quem já é cliente, pode solicitar o empréstimo via internet banking ou mesmo através dos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos).
Para saber mais, baixe as cláusulas gerais de Concessão ao Crédito Consignado e Renovação de Crédito Consignado.
Penhor Caixa
Os clientes que optarem pela modalidade encontrarão taxas de juros mais baixas, além de nenhuma burocracia. Isso porque para a contratação do serviço, o usuário precisa “empenhar” um item de valor em troca da liberação do dinheiro. Dentre os objetos mais comuns aceitos pelos avalistas da Caixa estão: joias, canetas de valor, relógios de valor, prataria de valor e diamantes.
Assim que fechado o contrato, os itens são guardados com total segurança e em cofres, até que haja a quitação das parcelas referentes ao empréstimo. Com o contrato quitado, o item volta para posse do usuário. O limite liberado pode chegar até 100% do valor da garantia no caso de clientes Caixa.
Como contratar: vá até uma das agências com Penhor da Caixa portando o bem a ser avaliado e documentação (RG, CPF, comprovante de residência). Após a avaliação e emissão do contrato, o dinheiro é repassado na mesma hora ao solicitante.
Leia ainda: Cartão Caixa Simples: Sem consulta ao SPC/Serasa e 95% de limite de crédito em dinheiro!