O concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro (concurso PC RJ) está previsto para ter edital publicado em 2020. O certame foi autorizado com 864 vagas, no momento encontra-se em fase de escolha de banca organizadora. Do total de chances, estão 12 para o cargo de auxiliar de necropsia.
Apesar de exigir apenas ensino fundamental completo para provimento, os ganhos iniciais para o cargo são de R$ 4.506,27. Vale destacar que o ganho é referente ao concurso anterior, sendo que neste ano pode se ofertado o salário com reajuste. A remuneração já inclui o valor do auxílio-alimentação de R$ 264.
Além do cargo de auxiliar de necropsia, o certame vai abrir vagas para:
- Nível médio completo: técnico de necropsia (16 vagas), investigador (118 vagas);
- Nível superior em áreas específicas: perito legista (54 vagas), perito criminal (20 vagas), delegado (47 vagas, formação em Direito);
- Nível superior em qualquer área: inspetor (597 vagas).
Provas do concurso PC RJ 2020
Para o cargo de delegado, os candidatos devem realizar prova objetiva, prova discursiva, prova oral, prova de capacidade física, exame psicotécnico e exame médico. Já os demais cargos, incluindo o auxiliar de necropsia, deve passar por prova objetiva, prova de capacidade física, exame psicotécnico e exame médico.
As matérias cobradas de acordo com o cargo são as seguintes:
- Auxiliar de necropsia: Língua Portuguesa (20), Matemática (20) e Noções Básicas de Biologia e Anatomia Humanas (10);
- Técnico de necropsia: Língua Portuguesa (20), Conhecimentos de Anatomia e Fisiologia Humanas (40);
- Perito Legista: Língua Portuguesa (30) e Conhecimentos Específicos (70).
- Inspetor de Polícia: Língua Portuguesa (30), Conhecimentos Específicos (50) e Conhecimentos básicos de informática (20);
- Delegado: Direito Civil (10) , Direito Processual Penal (20), Direito Administrativo (20), Direito Constitucional (20), Medicina Legal (10), Direito Penal (20), Direito do Consumidor Direito da Criança e do Adolescente e Legislação Estadual.
As avaliações serão aplicadas na cidade do Rio de Janeiro. Os aprovados em todas as etapas ainda serão submetidos a cursos de formação e provas de investigação social na Academia de Polícia (Acadepol).
Vale citar ainda que para aprovação no concurso para o cargo de delegado, os candidatos ainda devem passar por Teste de Aptidão Física (TAF), composto pelas seguintes provas:
- Teste de equilíbrio;
- Teste de abdominais;
- Teste em barra fixa;
- Teste de resistência aeróbica: corrida de 12 minutos.
Quando sairão os próximos editais?
A previsão é que o primeiro edital a ser publicado seja o de delegado, isso porque é o que representa os trâmites internos mais adiantados. O edital para auxiliar de necropsia e outros cargos deve ser divulgado logo após.
Para que o concurso saia é necessário que se encerre a escolha da banca organizadora, esse resultado será publicado no Diário Oficial do Estado. Também será preciso que ocorra o alinhamento entre a banca e a comissão sobre a data de inscrição e provas do concurso.
Veja também: Vagas SENAC, SENAI e SESC: Editais publicados para níveis fundamental, médio e superior