O Ministério da Educação (MEC) oferecerá para professores da Educação Básica cursos de qualificação. Com isso, espera-se que haja uma melhoria na qualidade de ensino do país. Além disso, também existe uma expectativa para que aumente o desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Serão oferecidas mais de 60 mil vagas, sendo 30.096 para o Programa de Residência Pedagógica, e a mesma quantidade de vagas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Estas serão distribuídas entre 250 instituições de ensino, com a duração de 18 meses.
Além disso, um mínimo de 60% das bolsas será voltado para para as áreas que são consideradas prioritárias. As inscrições já iniciaram e prosseguem até o dia 2 de março.
Bolsas
O Ministério da Educação oferecerá 60 mil bolsas, que serão distribuídas entre o Programa de Residência Pedagógica e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O primeiro promove aos estudantes da segunda metade do curso de licenciatura a experiência na sala de aula. Já o segundo, promove essa experiência aos estudantes da primeira metade do curso.
Cerca de 60% das vagas serão destinadas para áreas consideradas prioritárias, como:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Ciências;
- Física;
- Química;
- Biologia;
- Alfabetização.
Inscrição e resultados
Os interessados podem se inscrever através da plataforma do Capes. As inscrições já iniciaram e prosseguem até o dia 2 de março. Os resultados serão divulgados até 10 de abril. As atividades terão início no dia 14 do mesmo mês.
Leia também: Confira os melhores concursos públicos com inscrições em janeiro. Salário de até R$ 25,8 mil