scorecardresearch ghost pixel



Concurso MEC 2018: Expectativa de novo pedido ao Planejamento

Está em fase de análise o pedido de autorização do concurso para provimento de 688 vagas de nível médio e superior no MEC.



De acordo com o decreto n° 4.791, de 22 de julho de 2003, são competências do Ministério da Educação (MEC), a assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes, a política nacional de educação, a educação em geral, englobando educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, ensino de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação à distância (exceto ensino militar), avaliação, informação e pesquisa educacional, pesquisa e extensão universitária e o magistério.

Ingressar em uma das carreiras do MEC é objetivo de muitas pessoas que se dedicam a estudar para concursos públicos. Por estar há muito tempo sem novos editais, a expectativa para novas seleções do órgão só aumenta.

Há quase 10 anos o MEC não realiza concursos para provimento do quadro de funcionários efetivos do órgão. Com o pedido para um novo certame, os concurseiros interessados neste certame começaram a se preparar, caso o edital seja, de fato, autorizado.

Abaixo, nós reunimos as informações já divulgadas sobre os trâmites para autorização de um novo concurso. Traçamos ainda os principais pontos sobre o certame de 2009, como conteúdo programático, vagas, remunerações e mais. Confira!

Apostila elaborada de acordo com o edital de 2015: CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS POSTOS DE TRABALHO – Ministério da Educação (MEC)

Concurso MEC 2019

O Ministério da Educação (MEC), em 2017, protocolou junto ao Ministério do Planejamento pedido de realização de concurso público para o quadro efetivo do órgão. A solicitação passou por diversos andamentos na Divisão de Concursos Públicos da Pasta, porém, acabou sendo cancelada por inviabilidade financeira.

Na nova solicitação para o concurso MEC 2019, a previsão é que sejam abertas oportunidades para carreiras de nível médio e superior, assim como foi solicitado em 2017. A quantidade de vagas, cargos, unidades de lotação e remunerações não foram confirmadas.

Mesmo que a autorização ainda não tenha sido confirmada, os interessados em se candidatar às vagas do MEC, devem começar a se preparar antecipadamente. Tendo em vista que a última seleção aconteceu há quase dez anos, as chances de que um novo edital seja aberto em breve são grandes.

Último concurso do MEC

O último concurso para provimento efetivo do quadro do MEC aconteceu em 2009. Na época, foram disponibilizadas 256 vagas para a carreira de Agente Administrativo. Puderam concorrer candidatos com nível de escolaridade médio.

Além de aprovação em todas as etapas, os candidatos tiveram, ainda, que se submeter a alguns requisitos para tomar posse no cargo. Alguns deles estão listados abaixo:

  • ter idade mínima de 18 anos na data da posse;
  • estar em dias com as obrigações eleitorais, em pleno gozo dos direitos civis e políticos;
  • estar em dias com as obrigações militares, em caso de candidatos do sexo masculino.

Acesse o edital aqui.

Cargos e salários MEC

Para o próximo concurso do MEC não foram divulgadas as carreiras contemplas e os salários iniciais das mesmas. Em 2009, de acordo com o último edital publicado, a remuneração inicial para o cargo de Agente Administrativo era de R$ 1.901,47. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Última prova e conteúdo programático concurso MEC

Os candidatos foram avaliados por meio de 120 questões, conforme detalhamento do quadro abaixo:

Tanto o conteúdo de conhecimentos básicos, quanto os específicos, foram previstos no edital conforme o conteúdo programático listado abaixo:

  • Língua Portuguesa;
  • Atualidades;
  • Noções de Informática;
  • Conhecimentos específicos (Redação de expedientes, Noções de relações humanas, Noções de arquivamentos e procedimentos administrativos, relações públicas, Noções de administração financeira, de recursos humanos e de material, Constituição da República Federativa do Brasil, entre outros);

Banca examinadora concurso MEC

O próximo concurso do Ministério da Educação ainda não tem banca examinadora definida. Mas, ainda assim, é importante que os futuros candidatos comecem a estudar. Um bom jeito de começar é revisando editais das seleções anteriores.

O último certame do MEC foi realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Uma dica para se preparar para as provas do Cebraspe é usar materiais de concursos anteriores. Assim, além de conhecer mais a fundo o conteúdo cobrado, os concorrentes se adaptam ao estilo de avaliação.

Quase sempre as questões possuem enunciados e alternativas extensos e muitas vezes multidisciplinares. O que torna as provas do Cebraspe avaliações bem cansativas.

Outra coisa que ajuda as provas a tornarem-se cansativas é o pouco tempo oferecido pela banca. Neste concurso por exemplo, os candidatos tiveram apenas 3 horas e 30 minutos para responder 120 questões e preencher o cartão de respostas.

O Cebraspe é conhecido pelas questões que pedem para o candidato julgar itens em CERTO ou ERRADO. Para questões marcadas corretamente o candidato faz 1 ponto.

Porém, respostas erradas anulam questões corretas. Pode ser na proporção de 2 duas erradas anulam uma certa ou 1 errada anula uma correta, dependendo das disposições do edital. Por isso, de forma moderada, é possível deixar questões em branco, caso o concorrente não saiba a resposta correta.

Outro ponto a ser observado, são as “pegadinhas”. Na maioria delas a alternativa incorreta é bem estruturada e possui argumentos sólidos, o que faz com o que o candidato se confunda com mais facilidade.

Inscrições concurso MEC

Ainda não são conhecidos os procedimentos para autorização do próximo certame. Porém, os candidatos interessados, podem usar os procedimentos do último certame para se preparar.

No edital Nº 1/2009, último a ser publicado pelo órgão, foram aceitas inscrições somente via internet, pelo site da banca examinadora (www.cespe.unb.br). O período de inscrições permaneceu aberto por aproximadamente 30 dias.

A taxa para confirmar a inscrição foi fixada em R$ 39,50. Porém, como o último edital foi lançado há muito tempo, é provável que este valor sofra reajuste no próximo certame.

Apostila elaborada de acordo com o edital de 2015: CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS POSTOS DE TRABALHO – Ministério da Educação (MEC)




Voltar ao topo

Deixe um comentário