scorecardresearch ghost pixel



Nubank e outras fintechs oferecem saques em lojas e supermercados

Por meio de QR Code e sem a necessidade de utilizar o cartão, usuários de bancos digitais agora têm mais opções quanto a função de saque.



Apesar de toda a tecnologia disponibilizada pelas fintechsstart-ups do segmento financeiro, incluindo os bancos digitais – ainda há uma necessidade por parte do público para as operações tradicionais utilizando o cartão, como por exemplo a de saque.

Cerca de 60% dos brasileiros ainda utilizam o papel moeda como meio de pagamento. Isso mostra que, apesar de todas as vantagens em utilizar um cartão, como os programas de pontos e segurança nas transações, até mesmo os clientes mais tecnológicos ainda sentem a necessidade do uso do dinheiro.

Pensando em melhorar cada vez os serviços, as financeiras digitais começaram a disponibilizar a opção de saque em supermercados, lojas e padarias. O objetivo é que comerciantes utilizem o recurso em seus estabelecimentos para financiar as retiradas e assim reduzir o volume em espécie nos caixas.

Como é feito?

O processo de saque direto ao estabelecimento é feito por meio de um aplicativo no celular, utilizando a função QR Code, sem que haja a necessidade de uso do cartão.

A start-up Saxperto, lançada em dezembro de 2019, é a responsável por intermediar os saques entre as lojas e as fintechs. A criação do segmento, como dito acima, surgiu da necessidade do consumidor em retirar dinheiro sem pagar altas taxas bancárias para as transações.

De instalação gratuita, o aplicativo da empresa está integrado à fintechs como Nubank, Mercado Pago, PicPay, PagBank e Agibank. Ao acessar a plataforma, o usuário consegue identificar os estabelecimentos mais próximos e com dinheiro disponível em caixa.

O custo da operação: R$ 2,50. Valor considerado mais vantajoso no caso de varejistas que têm o hábito de realizar a chamada “sangria”  – depósito diário do volume de caixa no banco. Além disso, como explica o fundador da Saxperto, os clientes que vão aos estabelecimentos com o intuito ao saque acabam gastando também com outros produtos.

Vantagens do processo

Confira os benefícios dos saques em estabelecimentos:

  • Proporciona o acesso aos serviços de saques para regiões com poucos bancos e caixas eletrônicos;
  • Mais segurança, visto que o comerciante realiza a troca do dinheiro em caixa por crédito;
  • Tarifa de saque é menor do que a cobrada em outros caixas de autoatendimento, como os da rede Banco24Horas;
  • Mais comodidade, além de aumentar as vendas dos estabelecimentos.

Leia ainda: Cartão Nubank: Roxinho divulga novas tarifas e vantagens para 2020




Voltar ao topo

Deixe um comentário