Renove a CNH pela internet e não pegue fila: Veja os estados que disponibilizam o serviço!

A renovação é obrigatória a cada cinco anos para quem tem menos de 65 anos, acima desta idade o limite passa para três. Então, não perca o seu direito de dirigir e renove de forma fácil!

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisa ser renovada a cada cinco anos para quem tem menos de 65 anos, acima desta idade, o limite passa a ser de três anos. Há casos ainda com períodos mais curtos que são determinados pelo médico.

O pedido de solicitação da CNH pode sre feito desde 30 dias antes do vencimento do documento. Se não fizer a renovação, depois do vencimento, o motorista só poderá dirigir por 30 dias.

Em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte não é necessário fazer a renovação pessoalmente, sendo que é dada a opção online pelos sites dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). Confira a seguir como renovar a CNH pela internet nos três estados:

São Paulo

O serviço de “Renovação Simplificada” pelo site do Detran SP está disponível em 85 municípios do estado. Por ele, os condutores com CNH A (moto), B (automóvel) e A/B podem renovar a carteira. Para isso, é necessário acessar: www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/servicos/servicosOnline.

Para receber o documento em casa, basta agendar os exames médico e psicotécnico no portal do órgão. É necessário ir até à clínica e pagar a taxa de emissão e de envio pelos Correios no valor de R$ 54,77.

Importante destacar que a renovação da CNH pela internet não é possível para condutores que tenham foto suspensa ou cassada, que não tenham biometria cadastrada, ou que necessitem atualizar algum dado, como nome de casado ou endereço.

Confira a seguir o passo a passo para renovar a CNH pelo site do Detran SP:

  1. Faça login no portal detran.sp.gov.br
  2. Clique em Serviços Online, no topo da página inicial
  3. Acesse Renovação da CNH >> Renovação Simplificada
  4. Confirme os dados em tela e escolha as datas e os horários dos exames médico
  5. Se exercer atividade remunerada, como taxista, é necessário também um exame psicotécnico
  6. Pelo número do CPF, pague a taxa de emissão e de envio pelos Correios, no valor total de R$ 54,77
  7. A CNH renovada deve ser entregue na casa do motorista em até sete dias úteis

Santa Catarina

Já os condutores no estado de Santa Catarina devem realizar a renovação da CNH pelo portal do Detran SC. O sistema registrará automaticamente o pedido, informará o valor e emitirá a guia de pagamento.

Após o condutor fazer os exames que serão agendados pelo sistema, o portal avisa que a CNH está pronta e pode ser retirada pelo condutor no órgão de trânsito.

Vale ainda destacar que quem se cadastra no portal do Detran SC recebe o aviso do vencimento da CNH com antecedência via e-mail e assim evita ser multado.

Rio Grande do Norte

Uma novidade, é que agora no estado do Rio Grande do Norte, os motoristas também podem fazer agendamento online da CNH pelo site do Detran RN. Para isso, basta acessar o portal da instituição e logo na entrada o usuário encontra um banner para renovação da CNH.

Após clicar no link será orientado preencher dados pessoais. Em seguida, receberá o boleto para pagamento das taxas e será direcionado para a clínica onde fará os procedimentos. Ao concluir a etapa, é preciso se dirigir à clínica para realizar coleta de imagem  assinatura e impressões digitais.

Ao se dirigir à clínica é necessário levar o formulário Renach (gerado na abertura do processo), comprovante de pagamento, CNH vencida e comprovante de residência.

Confira o passo a passo de como fazer a renovação online no Rio Grande do Norte:

1  – Acesse o site do Detran e clique na imagem “Consulta Pessoas e Boletos”;
2. Informe o CPF, Número Registro, marcar a Captcha e clicar no botão Consultar;
3. Confira os dados e clique na imagem “Renovação CNH”;
4. Leia as orientações iniciais e clique em “Prosseguir”;
5. Informe os dados para conferência e clique em “Prosseguir”;
6. Escolha se exerce atividade remunerada ou não;
7. Caso exerça atividade remunerada, é questionado se será necessário adicionar algum curso de especialização e clicar em “Avançar”;
8. Conferir os dados, escolha a Ciretran e a forma de Entrega.

Veja também: Quem sacar abono salarial PIS/Pasep a partir de 1º de fevereiro recebe mais dinheiro; Entenda!

Voltar ao topo

Deixe um comentário