O Via Rápida – parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios – tem como proposta fundamental oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional para o público de jovens e adultos que buscam melhores oportunidades de trabalho e recolocação no mercado.
Com duração média de até 100 horas, as vagas são disponibilizadas de acordo com a demanda das empresas de cada região. As aulas acontecem de modo presencial em uma das unidades Escolas Móveis Via Rápida ou de forma on-line, na modalidade de Ensino à Distância (EAD); nesse método, a duração dos cursos é de 80 horas.
A quem se destinam as qualificações?
- Residentes do Estado de São Paulo;
- Jovens e adultos a partir de 16 anos;
- Desempregados ou quem busca o primeiro emprego;
- Alfabetizados;
- Pessoas com escolaridade mínima exigida para o curso do qual vão se inscrever.
20 mil vagas abertas
Com um total de quatro cursos, as oportunidades são voltadas para as áreas de gestão e tecnologia de informação. Sob o comando da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), confira os módulos ofertados abaixo:
- Gestão Administrativa;
- Banco de Dados;
- Lógica de Programação;
- Planejamento Empresarial.
Regras básicas: podem se inscrever pessoas com idade mínima de 16 anos e que sejam domiciliados no Estado de São Paulo. Todas as aulas serão ministradas de forma on-line e à distância.
Inscrições
O processo seletivo conta com o período de inscrições em aberto, com prazo de encerramento para o dia 30 de janeiro. Os interessados devem acessar o site Via Rápida e clicar na aba “Inscreva-se”, na opção de cursos EAD. O passo seguinte consiste no cadastro dos dados pessoais do candidato durante o preenchimento do formulário de participação.
Feita a inscrição, o candidato deve ficar atento à fase de convocação. Isso porque as chamadas aos selecionados acontecerão via e-mail, o mesmo informado durante o ato de inscrição. A previsão para início das aulas é para o dia 10 de fevereiro e conclusão em meados de abril.
Importante: a emissão do certificado só será feita mediante a conclusão do curso virtual pelo candidato.
Leia ainda: Orçamento sancionado por Bolsonaro prevê 51.391 vagas em concursos federais em 2020