scorecardresearch ghost pixel



Com acordo assinado pelos dois países, brasileiros poderão comprar carros sem tarifas do Paraguai

Acordo automotivo entre Brasil e Paraguai libera o comércio de veículos entre os dois países sem tarifas para importação de carros e autopeças.



Brasil e Paraguai assinaram um tratado para liberar o comércio de veículos e peças automotivas entre as duas nações. O acordo já havia sido fechado na última cúpula do Mercosul, no início de dezembro, mas foi oficializado somente com a assinatura do tratado na última terça-feira. 11.

Nesse acordo, o Brasil concede livre comércio imediato para produtos automotivos do Paraguai, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Já o Paraguai também permite o livre comércio imediato de produtos automotivos brasileiros, porém com tarifas entre 0% e 2%.

O acordo também definiu que o Paraguai irá aplicar margens de preferência tarifária crescente para demais produtos automotivos. Isso deverá ser feito até a liberalização completa do setor ao final de 2022.

Carros usados importados

Além disso, outro ponto levantado pelo acordo foram os carros usados importados do Paraguai, que prometeu revisar sua política nacional de importação de veículos. Assim, a nova política deverá seguir as diretrizes do Mercosul e normas ambientais, de saúde pública e de segurança.

Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o tratado com o Paraguai é positivo, mesmo que o mercado paraguaio seja pequeno. De acordo com a associação, apenas 3%, aproximadamente, de todos os veículos exportados pelo Brasil são destinados ao Paraguai.

Acordos automotivos desse tipo foram feitos com o Uruguai, em 2015, e com a Argentina, em junho de 2019.

Leia mais: Carro zero com 30% de desconto e empréstimo de até R$ 20 mil para MEI. Veja




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário