scorecardresearch ghost pixel



Imposto de Renda 2020: INSS libera informe para aposentados e pensionistas

Já o informe de rendimentos para empregados e clientes deve ser disponibilizado até dia 28 de fevereiro, por empresas e bancos.



O informe de rendimentos do ano-base 2019 para preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020 já está disponível para consulta pelos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Para acessar e também imprimir o documento, basta entrar na página do Meu INSS (clique aqui para acessar), é necessário ter senha no sistema para consultar. Caso ainda não tenha, siga os passos informados no site para obter.

Vale destacar que os aposentados e pensionistas podem ainda consultar o informe baixando do celular o aplicativo “Meu INSS” , disponível para celulares com sistemas Android e iOS.

Informe para empregados e clientes

O informe de rendimentos deve ser disponibilizado para empregados e clientes até dia 28 de fevereiro, prazo final que as empresas e bancos têm para liberar o documento.

Porém, como fez o INSS, é possível que fique disponível antes disso. Para saber quando o seu informe ficará disponível verifique a informação com a área RH da sua empresa ou acesse o site do seu banco

O que é o informe de rendimentos para declaração do IR?

Um dos documentos exigidos para fazer a declaração do Imposto de Renda é o informe de rendimentos. Ele informa sobre os valores recebidos pelo contribuinte ao INSS e também pode trazer gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa.

O documento é disponibilizado pelas empresas aos seus empregados, pelos bancos aos seus clientes, e pelo INSS aos aposentados e pensionistas.

Informe para clientes de bancos

Os clientes dos bancos também recebem o informe da instituição com dados sobre saldo da poupança, conta corrente, aposentadoria privada e os rendimentos obtidos pelos investimentos realizados pelo contribuinte.

Os documentos são disponibilizados pelo banco pelo site, contudo também oferecem a opção de imprimir o informe em uma agência.

Veja também: Saiba como transferir dinheiro do FGTS para outro banco utilizando o app da Caixa




Voltar ao topo

Deixe um comentário