scorecardresearch ghost pixel



Restituição do Imposto de Renda 2020 sairá mais cedo. Saiba como antecipar a sua

De acordo com especialistas, o recomendado é antecipar o envio da declaração para receber antes. Pagamentos começarão em maio.



Em anúncio nesta quarta-feira, 19, a Receita Federal divulgou as regras do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para 2020. Um dos destaques está no encurtamento no número de lotes referentes às restituições. Redução foi de 7 para 5. Isso significa que os contribuintes receberão o dinheiro mais depressa. 

Outra novidade está na antecipação do calendário de pagamentos das restituições. Diferente do ano passado, com início em junho, o primeiro lote será pago em 29 de maio e os conseguintes nos dias 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

De acordo com a Tabela IRPF 2020, pessoas com rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2019 serão obrigadas a declarar este ano. O prazo de envio das informações acerca dos ganhos anuais começa no dia 2 de março e segue até as 23h59 do dia 30 de abril (horário de Brasília). 

Como antecipar a restituição e receber primeiro?

De acordo com especialistas, quem deseja estar entre os contemplados dos lotes iniciais deve começar o quanto antes a coleta dos documentos para conseguir declarar logo no início. 

É o que explica o advogado especialista em direito tributário, Antonio Gonçalves. Segundo ele, o recomendado é antecipar o envio da declaração para receber antes. O mesmo vale para quem deixar para enviar nos dias finais para o encerramento. Nesse caso, o contribuinte acabará na restituição do 5º lote. 

Outro fator que pode adiar o recebimento do dinheiro é o fato de o primeiro lote ter como prioridade os pagamentos ao público de idosos, professores e deficientes, juntamente com uma parcela daquelas pessoas que enviaram no início do prazo.  

Apesar do envio rápido, não há garantia de qual lote o contribuinte fará parte. Porém, a cada liberação é possível ir acompanhando a situação e andamento da declaração pelo número do  CPF do contribuinte.

Malha fina

Para o caso de o contribuinte não ser contemplado em nenhum dos cinco lotes, há grandes chances de ele ter caído na malha fina, que é quando alguma informação declarada está incorreta, seja referente aos rendimentos ou mesmo erro nos dados bancários.

O primeiro passo é consultar no site da Receita Federal a situação da restituição. Basta informar o CPF, ano da declaração e a data de nascimento. Se aparecer a mensagem dizendo que a restituição ainda está na base de dados da RF, significa que ela foi retida.

Para esses casos, o contribuinte deve se informar sobre quais informações geraram o bloqueio. Em seguida, é necessário realizar o envio da chamada “Declaração Retificadora” com as devidas correções. 

Calendário de restituição do IR 2020

  • 1º lote: 29 de maio de 2020;
  • 2º lote: 30 de junho de 2020;
  • 3º lote: 31 de julho de 2020;
  • 4º lote: 31 de agosto de 2020;
  • 5º lote: 30 de setembro de 2020.

Veja ainda: O que é e como funciona o Carnê-Leão do Imposto de Renda ?




Voltar ao topo

Deixe um comentário