scorecardresearch ghost pixel



Whatsapp deixa de funcionar em alguns aparelhos: Confira quais modelos estão na lista

Sistemas operacionais desatualizados não poderão mais executar o app. Android, iOS e Windows são atingidos pela nova mudança.



O aplicativo de mensagens mais popular do mundo, o WhatsApp, tem deixado de funcionar em smartphones de milhões de usuários. A medida, voltada para proteção e segurança de dados, está em vigor desde o dia 1º de fevereiro.

Os sistemas operacionais para os quais o WhatsApp tem descartado o suporte são os chamados “herdados”, que não são mais atualizados ou instalados em novos dispositivos. Grande parte dos usuários podem atualizar seus sistemas operacionais para continuar usando os serviços.

De propriedade do Facebook, o WhatsApp, que foi o quarto aplicativo mais baixado da década, alertou os usuários pela primeira vez que essas mudanças aconteceriam em 2017. Essa é a mais recente de uma série de decisões do app. Em 2016, a empresa retirou o suporte para vários dispositivos e mais tarde de todos os telefones Windows.

Quais os smartphones atingidos?

Dispositivos Android e iPhone que suportam apenas sistemas operacionais desatualizados não poderão mais executar o app. Aparelhos com sistemas Android 2.3.7 e iPhone iOS 8 ou versões mais antigas de ambos também serão os afetados pela atualização. Além disso, alguns dispositivos, como o iPhone 4, que suportam apenas o iOS 7, não serão mais compatíveis com o app.

Essas plataformas estão em aparelhos considerados antigos. Por isso, poucos usuários devem ser afetados. O Android 2.3, ou Gingerbread, foi lançado em 2010. Sua última atualização, o 2.3.7, foi liberada há quase dez anos, em setembro de 2011.

De acordo com o Google, apenas 0,3% dos smartphones Android usam essa versão. Mas devido aos 2,5 bilhões de celulares que utilizam Android no mundo, a mudança afeta cerca de 7,5 milhões de usuários.

Quanto ao iOS 8, este foi lançado em setembro de 2014, junto com ao iPhone 6. Teoricamente, a atualização não afetará nenhum smartphone, pois seu modelo mais antigo, o iPhone 4S, pode ser atualizado para o iOS 9.

De acordo com a Apple, 55% dos usuários utilizam uma versão mais atual, o iOS 13. 38% usam o iOS 12 e 7%, apenas, dispõe de versões mais antigas.

Portanto, o app irá impactar nos seguintes sistemas e modelos:

  • Android 2.3.7;
  • iPhone iOS 8;
  • iOS 7;
  • Android 2.3;
  • iPhone 6;
  • iPhone 4S

É possível atualizar o sistema e não trocar o smartphone?

A resposta é sim! O usuário pode tentar atualizar o sistema. No entanto, talvez isso não seja garantido para todos os casos. Para quem utiliza o Sistema Android, basta acessar o menu “Configurações” e procurar pela opção “Sobre o dispositivo”.

Após localizada, basta clicar em “Info.software”. Por meio da última etapa, será encontradas as informações sobre versão do sistema operacional que está instalada no smartphone.

Para usuários que utilizam iPhone, basta procurar a opção “Geral”, no menu “Ajustes”. Em seguida, clicar em “Sobre” para verificar a versão do iOS.

“Para a melhor experiência, nós recomendamos que você use a última versão do iOS disponível para o seu telefone. Por favor, visite a página de suporte da Apple para aprender como atualizar o software do seu iPhone”, diz o WhatsApp por meio de seu site.

Quais aparelhos serão compatíveis com o Whatsapp?

A partir da mudança, o WhatsApp será compatível apenas com smartphones Android 4.0.3 ou superior. No caso dos iPhones, serão aqueles com iOS 9 ou superior. Alguns aparelhos com o KaiOS 2.5.1 ou superior também terão a garantia do serviço.

Confira também: Função de transferir dinheiro pelo Whatsapp chega ao Brasil neste ano




Voltar ao topo

Deixe um comentário