scorecardresearch ghost pixel



Atenção! Novos pagamentos do FGTS serão liberados no próximo mês

O calendário do saque-aniversário do FGTS inicia a partir do próximo mês e finaliza em fevereiro do ano que vem. Saiba como aderir à modalidade.



O saque-aniversário, uma das modalidades de retirada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é liberado no mês de nascimento da pessoa beneficiada. Os saques são anuais e apenas uma parcela pode ser retirada, referente às contas ativas e inativas do FGTS,.

Para os nascidos em janeiro e fevereiro, o prazo para aderir à modalidade já se encerrou. Os que optaram receberão o primeiro pagamento em abril. Já para os aniversariantes de outros meses, ainda é possível fazer a solicitação. Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 2 milhões de pessoas já escolheram o saque-aniversário.

Apesar da quantidade de pessoas que já estão no quadro da retirada anual, ainda existem muitas dúvidas em relação ao tema. Um dos maiores empecilhos, é a dificuldade para voltar ao saque imediato, pois para isso, é necessário permanecer no saque-aniversário por dois anos.

Dúvidas saque-aniversário FGTS

Como citado anteriormente, o saque-aniversário do FGTS gera muitas dúvidas aos seus beneficiados. Confira abaixo quais os principais questionamentos:

É possível escolher apenas uma conta vinculada ao FGTS para o saque-aniversário?

 Não! Se o trabalhador optar pelo saque-aniversário, todas as suas contas vinculadas ao Fundo ficarão sob a mesma regra. Se a pessoa for demitida sem justa causa, a retirada será vetada por dois anos;

Se eu estiver desempregado, posso aderir ao saque-aniversário?

Sim! Mas, para isso, é necessário ter dinheiro na conta inativa do FGTS;

Quais os valores dos saques?

O valor do saque-aniversário é correspondente a um percentual do saldo do trabalhador. Essa quantia é baseada em uma tabela de alíquota e dependendo do valor, pode ter um acréscimo na parcela adicional;

E se a conta não estiver recebendo depósitos mensais?

Neste caso, quando o saldo da conta inativa esgotar, a modalidade continuará sendo a mesma. Isso permanece mesmo que a pessoa comece a trabalhar em outro lugar e abra nova conta.

Como mudar para o saque-aniversário do FGTS

Para quem não possui conta na Caixa, é necessário ir até uma agência do banco com documentos pessoais e carteira de trabalho. Depois, basta informar o interesse de aderir ao saque-aniversário. Se a pessoa for correntista, a operação pode ser efetuada pelo Internet Banking ou via aplicativo Caixa, na opção FGTS e INSS, depois, Saque-aniversário FGTS.

Calendário saque-aniversário

Confira abaixo o calendário do saque-aniversário:

Calendário Saque-Aniversário 2020

Ainda está em dúvida se vale a pena ou não aderir ao saque aniversário? Então, acesse o site da Caixa e simule quanto você receberia se a retirada fosse feita hoje. É importante destacar que os saques já começam em abril deste ano.

Leia também: Governo deposita dois pagamentos do FGTS em 2020; Qual você deve sacar?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário