Com o intuito de reduzir a demanda de atendimento em suas agências, a Caixa Econômica Federal (CEF) libera o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela internet. O saque digital é um novo serviço que garante mais conforto, agilidade e segurança.
Por meio do saque digital, trabalhadores com valores no fundo podem sacar até R$ 998, por conta.
O aplicativo possibilita que a quantia disponível seja transferida para qualquer conta bancária, da Caixa ou de outro banco.
Além da funcionalidade, a Caixa tem o objetivo de facilitar o acesso às modalidades de saque-imediato e saque-aniversário.
O prazo para retirar o dinheiro do primeiro termina em 31 de março.
“A partir de agora, o trabalhador não necessita ir a um ponto de atendimento físico para sacar seu recurso do FGTS”, informou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
A facilidade oferecida pela Caixa vai de encontro às medidas para garantir o distanciamento social, em função do novo coronavírus. Com o uso do app, há uma redução de aglomerações em agências.
Funcionalidades do aplicativo
A atualização do aplicativo já está disponível gratuitamente para dispositivos com sistemas operacionais Android, iOS e Windows. Tudo 100% digital.
Para utilizar, o usuário deve ter a versão mais recente do app instalada em seu smartphone ou tablet. O acesso é garantido após cadastro do CPF na plataforma.
Ao acessar, o trabalhador pode consultar os valores disponíveis para saque. Em seguida, deve indicar uma conta de sua preferência para receber os valores, sem nenhum custo.
O valor estará disponível na conta indicada em após o período de 5 dias úteis. Além disso, o app permite realizar outros serviços, como:
- Fazer upload de documentos;
- Acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque;
- Aderir ao saque-rescisão ou saque-aniversário;
- Realizar o cadastramento do serviço SMS;
- Consultar dúvidas mais frequentes.
Como sacar o FGTS pelo celular?
Ao acessar o app do FGTS pelo celular, o trabalhador pode consultar se tem valores disponíveis para saque. Caso já tenha feito uma senha, deve indicar uma conta para receber os valores, gratuitamente. Para isso, confira o passo a passo abaixo:
- Acesse o app FGTS;
- Toque no ícone “Meus saques”, no menu inferior;
- Procure a seção “Cadastrar minha conta bancária para crédito do FGTS”;
- Toque na opção “Minha conta bancária”;
- Em seguida, preenche os campos com dados bancários.
Nova rodada de saques do FGTS
No dia 20 de março, o Ministério da Economia confirmou que está estuda a liberação de uma nova rodada de saques do FGTS. Caso aconteça, os valores serão liberados logo no primeiro semestre de 2020.
O objetivo da medida é auxiliar os trabalhadores em meio à pandemia do Covid-19. Os cálculos sobre o valor máximo ainda estão sendo estudados.
Confira também: PIS/Pasep: Trabalhadores devem fazer o pedido para garantir o valor antes da transferência para o FGTS