scorecardresearch ghost pixel



Governo quer antecipar três anos de saque do FGTS para estimular a economia do país

Os recursos poderão ser resgatados em dinheiro, como acontece na antecipação do Imposto de Renda, ou usados como garantia de empréstimo em qualquer banco.



Novas medidas para liberar mais recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) estão sendo avaliadas pelo governo federal como forma de estimular o consumo e a atividade econômica do país. Uma das propostas é permitir que os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário, possam antecipar os saques em até três anos, mas somente para operações de crédito.

De acordo com informações da reportagem do jornal O Globo, os recursos das contas vinculadas ao FGTS poderão ser resgatados em dinheiro, como acontece na antecipação do Imposto de Renda, ou usados como garantia de empréstimo em qualquer banco.

A proposta ainda está em análise e deve ser enviada pelo Ministério da Economia ao Conselho Curador do FGTS até o fim deste mês. Segundo a equipe econômica do governo, se a medida for aprovada, deve aumentar em oito milhões a faixa de adesão de trabalhadores que vão optar pelo saque-aniversário.

Conforme informações da Caixa Econômica Federal, a um mês do início da liberação dos recursos nesta modalidade de saque do FGTS, 2,616 milhões de trabalhadores optaram pelo saque aniversário.

Outra expectativa do governo é que com a ampliação do acesso ao FGTS, seja lançado na economia no país, cerca de R$ 100 bilhões em um período de quatro anos. Se a proposta entrar em vigor, será a sétima medida tomada pelo governo, desde julho de 2019, para alavancar a economia.

Você sabe o que é o saque-aniversário do FGTS?

A modalidade do saque-aniversário do FGTS permite a liberação, uma vez por ano, de parte dos recursos de contas vinculadas ao fundo com a condição de não poder retirar o saldo total em caso de demissão sem justa causa. Será possível receber apenas a multa de 40%.

O calendário do saque-aniversário de 2020 tem início já no próximo mês para os nascidos em janeiro e fevereiro. Confira o cronograma completo abaixo:

  • Aniversário em janeiro e fevereiro: saque de abril a junho de 2020
  • Aniversário em março e abril: saque de maio a junho de 2020
  • Aniversário em maio e junho: saque de junho a agosto de 2020
  • Aniversário em julho: saque de julho a setembro de 2020
  • Aniversário em agosto: saque de agosto a outubro de 2020
  • Aniversário em setembro: saque de setembro a novembro de 2020
  • Aniversário em outubro: saque de outubro a dezembro de 2020
  • Aniversário em novembro: saque de novembro de 2020 a janeiro de 2021
  • Aniversário em dezembro: saque de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021

Quanto é liberado no saque-aniversário?

Na modalidade do saque-aniversário, as quantias a serem retiradas vão depender de quanto o trabalhador possui no fundo de garantia. De acordo com tabela divulgada no site da Caixa, a parcela varia de  50% a 5% do guardado, mais um valor fixo anual que também depende do saldo. Veja a seguir:

Veja também: Atenção! Prazo para retirar até R$ 1.045 do abono salarial PIS/Pasep está chegando ao fim




Voltar ao topo

Deixe um comentário