scorecardresearch ghost pixel



Novo BPC: Confira quem vai se beneficiar do programa ampliado

Para solicitar o benefício é necessário comprovação de incapacidade, de idade e de renda. Cadastro no CadÚnico no momento está dispensado devido à pandemia do COVID-19.



Na última terça-feira, 24, o Governo Federal anunciou a ampliação no recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei foi publicada no Diário Oficial da União, definindo uma nova regra de renda per capita para acesso ao benefício.

Antigamente para obter o benefício era necessário renda per capita de até R$ 261,25, ou seja, um quarto do salário base nacional. Após a alteração, passa a ser até meio salário mínimo, totalizando R$ 522,50.

A alteração foi concedida após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei que permitia o dobro do limite de renda para o acesso ao BPC.

Quem já solicitou o benefício e não conseguiu, pode fazer um novo processo e comprovar renda familiar menor que meio salário mínimo.

Como solicitar o benefício

Para requerer o benefício, é necessário comprovação de incapacidade, idade e renda. Para quem tem alguma incapacidade de longa duração, a idade mínima de 65 anos é dispensada.

  • Comprovação de idade: é necessário apresentar qualquer documento oficial com foto.
  • Comprovação de incapacidade: é preciso apresentar atestado ou um relatório médico.
  • Comprovação de renda: é feita baseada no estudo social feito pelo assistente social. O interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade ou bairro em que mora e solicitar a avaliação.

A solicitação é feita nas agências do INSS. Porém, neste momento, devido ao COVID-19, os canais de atendimento estão limitados ao portal de informações e serviços da Previdência (Meu INSS) e ao telefone 135.

Sobre o programa

O Benefício de Prestação Continuada é destinado a idosos acima dos 65 anos e pessoas com deficiência que não podem se manter sozinhos. O valor repassado mensalmente é de um salário mínimo.

Com a ampliação do limite definido pelo governo, novas famílias serão incluídas no benefício. Até então, o BPC era destinado as pessoas com renda mensal inferior a 25% do salário mínimo por pessoa.

Leia mais: Governo libera dinheiro para autônomos, MEIs e desempregados; Saiba como receber




Voltar ao topo

Deixe um comentário