Novo concurso Detran é confirmado! Confira detalhes!

Atualmente, órgão possui carência de 830 servidores. Remuneração inicial para os cargos de agente é de R$ 2.191,52.



Aqueles que desejam ingressar no Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran PA) podem comemorar. Isso porque o órgão anunciou que o edital do concurso Detran PA está em fase de planejamento. A notícia surge meses depois de a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEAD) ser anunciada como a responsável pelo certame.

Sem provas desde 2018, a última edição do concurso Detran PA ofereceu um total de 100 vagas imediatas, sendo 66 para o cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito e 34 para o cargo de Agente de Educação de Trânsito. De acordo com o edital da época, a remuneração inicial para ambos era de R$ 2.191,52 (nível médio).

De responsabilidade da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), foram registradas 79.392 inscrições. Sobre a jornada de trabalho, o tempo estipulado foi de 30 horas semanais para os dois cargos.

Recentemente, em razão disseminação do novo coronavírus no país, os cursos de formação dos aprovados no último concurso foram suspensos por tempo indeterminado. O parecer foi divulgado em publicação no Diário Oficial do Estado do Pará em consideração ao Decreto 609/2020. 

Resultado concurso Detran 2018

Da função de Agente de Educação de Trânsito, foram classificados apenas 32 candidatos, com homologação do resultado final em 4 de julho de 2019. No caso da função de Agente de Fiscalização de Trânsito, 237 candidatos foram aprovados após a realização de diversas etapas. Homologação ocorreu no dia 06 de março deste ano.

Ainda sem definição sobre quais cargos serão ofertados no próximo concurso do órgão, o Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará diz que o déficit de servidores chega a 830 cargos vagos. O parecer dá uma previsão para um maior quantitativo de vagas para a edição de 2020.

Provas concurso Detran PA

Os concurseiros que buscam seguir carreira no órgão podem ir se preparando para as etapas por meio do conteúdo programático da edição 2018. O certame contou com diversas etapas, diferentes para cada cargo. Confira:

  • Agente de Fiscalização de Trânsito: provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos; avaliação médica; avaliação psicológica; teste de capacidade física (TAF); entrega de certidão negativa da vara de execução criminal;
  • Agente de Educação de Trânsito: provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos. Entre as disciplinas estavam Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Legislação Aplicável ao Detran-PA, Ética e Qualidade no Serviço Público e Noções de Microinformática.

Leia mais: Concurso Banco do Brasil: Edital com vagas de nível médio segue previsto




Voltar ao topo

Deixe um comentário