scorecardresearch ghost pixel



Primeira parcela do 13º do INSS é antecipada para o próximo mês; Veja calendário

A previsão é que o recurso esteja disponível a partir da folha de pagamento de abril, entre os dias 24 de abril e 8 de maio de 2020.



Atenção, aposentados e pensionistas! A primeira parcela do 13º do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve ser antecipada. A previsão é que esteja disponível a partir da folha de pagamento de abril, entre os dias 24 de abril e 8 de maio de 2020.

A medida foi anunciada na última quinta-feira, 12, pela Secretaria da Previdência, do Ministério da Economia e faz parte das ações tomadas pelo governo federal para reduzir o impacto do coronavírus no país. Segundo o INSS, o procedimento depende agora somente da publicação de normativos para entrar em vigor.

Desde 2006, o pagamento da primeira parcela do 13º do INSS é adiantada pelo Executivo, porém a medida não é obrigatória, mas um resultado de um acordo entre o governo e entidades sindicais. No ano passado, por exemplo, o presidente Jair Bolsonaro autorizou o depósito entre 26 de agosto e 6 de setembro.

Por meio de medida provisória (MP), o presidente ainda tentou garantir que o adiamento fosse mantido pelos próximos anos, mas a MP perdeu a validade e não chegou a ser votada no Congresso para se tornar lei.

Consulta ao valor das parcelas

A consulta ao valor das parcelas do 13º é liberada dias antes pelo INSS no site Meu INSS. O aposentado ou pensionista que não possui cadastro no sistema, pode solicitar no primeiro acesso.

Não há desconto do Imposto de Renda (IR) na primeira parcela , o valor dela é a metade do benefício recebido pelo segurado. De acordo com o Ministério da Economia, para o pagamento da primeira parcela do 13º do INSS serão liberados cerca de R$ 23 bilhões.

Calendário primeira parcela do 13º INSS

O calendário de pagamento da primeira parcela segue o número final do cartão de benefício começando pelo número 1 e por quem recebe o salário mínimo, de R$ 1.045 em 2020. Já a segunda parcela  será paga no calendário de novembro. Nessa fase, o valor terá o desconto do IR, calculado sobre o valor total do 13º.

Benefícios de até um salário mínimo 

Final do cartão (sem o dígito) Data do depósito
1 24/abr
2 27/abr
3 28/abr
4 29/abr
5 30/abr
6 04/mai
7 05/mai
8 06/mai
9 07/mai
0 08/mai

Benefícios acima de um salário mínimo

Final do cartão (sem o dígito) Data do depósito
1 e 6 04/mai
2 e 7 05/mai
3 e 8 06/mai
4 e 9 07/mai
5 e 0 08/mai

Em caso de dúvidas, o beneficiário do INSS deve entrar em contato com a instituição por meio do telefone 135 que fica disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Fonte: Agora São Paulo

Veja também: Detran: Renovação da CNH pela internet é liberada; Veja como solicitar!




Voltar ao topo

Deixe um comentário