scorecardresearch ghost pixel



Revisão de aposentadoria pode aumentar salário; Confira como solicitar

Com o aumento de irregularidades na hora de solicitar a aposentadoria, o INSS decidiu que poderiam ser feitas revisões de benefícios. Confira.



Com a aprovação da Reforma da Previdência, no final do ano passado, cresceu a busca por saber qual o melhor momento para se aposentar. Infelizmente, não são poucos os segurados do INSS que são prejudicados. Os problemas são causados por diversos fatores, como falhas no cálculo ou até mesmo com análises feitas de forma equivocada.

Então, por conta do crescimento dessas situações, o órgão decidiu que o ideal seria fazer revisões. Com isso, é possível que o beneficiado receba salário maior. Conheça agora três tipos de revisão de aposentadoria e além disso, saiba como solicitar.

Revisão da vida toda

O INSS, quando realiza o cálculo do benefício, apura apenas o que foi recolhido de julho de 1994 até a data em que foi feito o pedido de aposentadoria. Por isso, quem começou a trabalhar antes pode ser prejudicado. Então, muitos começaram a questionar e o Supremo Tribunal Federal reconheceu que as pessoas tinham direito ao valor que não constava.

Assim, surgiu a revisão da vida toda. A pessoa que deseja solicitar deve fazer o pedido em até dez anos depois de receber o primeiro benefício. Vale destacar que por essa entrada só ser feita na justiça, é necessário que o indivíduo tenha certeza das perdas.

Para isso, são necessários os seguintes documentos: Carta de concessão do benefício, Cadastro Nacional de Informações Sociais, carteira de trabalho e carnês de recolhimento de INSS.

Revisão Buraco Negro

A Revisão Buraco Negro é destinada às pessoas que se aposentaram entre 05/10/1988 e 05/04/1991 e não tiveram seus salários reajustados de acordo com a inflação dos últimos 12 salários de contribuição. No período, o aumento constante de preços não era tão alto, então a correção dos valores faz muita diferença.

Essa revisão, assim como a da vida toda, também pode ser solicitada até 10 anos depois de receber o primeiro salário.

Revisão Buraco Verde

O modelo tem o intuito de resgatar as quantias que continuaram desproporcionadas com os reajustes do teto de benefícios e renda mensal dos segurados. Isso é válido para os que foram concedidos entre 1991 e 1994.

É importante destacar que essa revisão já deveria ter sido feita pelo próprio INSS. Mas, como alguns ainda não obtiveram retorno, pode ser feita uma solicitação.

Leia também: Confira quais documentos facilitam a aposentadoria no INSS




Voltar ao topo

Deixe um comentário