Está de olho nos detalhes do concurso Senado Federal 2020? O edital foi autorizado com 40 vagas, sendo que 24 delas são para policial legislativo federal. O cargo é um dos mais concorridos, pois exige apenas ensino médio completo para receber salário inicial de R$ 19.573,46.
Outro atrativo para a função é que diferente das Polícias Militar e Civil, a Polícia Legislativa Federal não exige altura mínima, idade máxima ou tem requisitos quanto a tatuagens. Porém, ademais da escolaridade, o candidato deve possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria B.
Quanto as jornadas de trabalho, os profissionais contam com duas possibilidades: poderão trabalhar em escala de 24×72, isso quer dizer que atuam 24 horas ininterruptas e folgam por 72 horas. Ou trabalham de acordo com a segunda opção, escala de 12×36.
No entanto, neste caso é necessário seguir uma regra específica, na qual o policial trabalha nos dias pares em uma semana e ímpares na outra, levando em consideração os feriados. O expediente é de sete horas corridas.
Quando sai o edital do concurso Senado?
Segundo previsão do presidente da comissão organizadora do concurso, Roberci Ribeiro de Araújo, em audiência pública que aconteceu no dia 5 de dezembro, o edital do concurso Senado 2020 deve ser publicado até junho.
Durante a audiência pública, as bancas presentes foram questionadas sobre a possibilidade de aplicarem as provas nos feriados de de 7 de setembro, 12 outubro ou 2 de novembro. Esses dias “cairão” em segundas-feiras, sendo que tradicionalmente os concurso acontecem aos domingos. Dessa forma, talvez a comissão deverá realizar as avaliações nas vésperas destas datas.
Como serão as provas para policial legislativo do Senado Federal?
Mesmo que o novo edital ainda não tenha sido divulgado, os interessados podem se preparar para as provas do concurso Senado para policial legislativo de acordo com os exames do último concurso que aconteceu em 2011.
Na época, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi responsável pelo certame que abriu 25 vagas para ambos os sexos. As etapas do concurso foram as seguintes:
- Prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de aptidão física, de caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- Investigação social e documental, de caráter eliminatório;
- Curso de formação, de caráter eliminatório.
O conteúdo programático da prova objetiva contou com as seguintes matérias:
As provas escritas foram realizadas no Distrito Federal e nas capitais dos 26 estados brasileiros. Contudo, as fases seguintes ocorreram apenas em Brasília (DF). Para mais informações, acesse: Edital concurso Senado Federal 2011 – Policial Legislativo
Veja também: SAIU! Edital da PM PI com 100 vagas de nível fundamental para a Área Administrativa