scorecardresearch ghost pixel



JOVEM APRENDIZ: Correios abrem 4.462 mil vagas em todo o país; Veja como se inscrever

Os selecionados vão receber remuneração no valor de um salário mínimo, R$ 1.045,00, vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.



Atenção, jovens! Os Correios divulgaram o edital do novo processo seletivo para jovem aprendiz. São 4.462 vagas abertas mais formação de cadastro de reserva. Os aprovados vão ingressar nas formações de assistente administrativo e assistente de logística, nas modalidades presencial ou à distância.

Os selecionados vão receber remuneração no valor de um salário mínimo, R$ 1.045,00, vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme (camiseta), fornecido pelos Correios. Há reserva de vagas para negros (20%) e deficientes (5%).

A jornada de aprendizagem será de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias, totalizando, no mínimo, 800 horas no decorrer do Programa. O Programa de Aprendizagem terá duração entre 12 a 24 meses consecutivos, a critério da Administração Pública.

Confira os requisitos para participar:

  • ter entre 14 e 22 anos de idade completos no ato da contratação;
  • Estar cursando, pelo menos, o 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª série);
  • Ter matrícula e frequência escolar (caso não tenha concluído o nível médio);
  • Não ter contrato anterior como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com a empresa;
  • Não ter concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem similar ao oferecido.

Veja como fazer as inscrições

As inscrições foram abertas no dia, 31 de março, terça-feira, pelo site dos Correios. O prazo para cadastro ficará aberto até dia 30 de abril. Conhecimentos sobre Noções Básicas de Editores de Texto, Planilhas, Navegação e Pesquisa na Internet serão considerados diferenciais para a seleção.

As vagas estão distribuídas por diversas regiões, dentre elas:

  • Distrito Federal;
  • Acre;
  • Alagoas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Pernambuco;
  • Paraná;
  • Sergipe;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Sul;
  • São Paulo;
  • entre outros.

Processo de seleção

Os candidatos ao processo seletivo para jovem aprendiz dos Correios deverão passar por quatro etapas de classificação, são eles:

  • Inscrições (caráter classificatório);
  • Comprovação de requisitos (caráter eliminatório);
  • Exames médicos pré-admissionais (caráter eliminatório); e
  • Contratação.

O que faz um jovem aprendiz dos Correios

De acordo com informações do edital, são atribuições do aprendiz: transportar documentos entre as áreas internas; receber e expedir documentos; arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos (organizar ambientes e verificar
equipamentos/materiais conforme o solicitado).

E ainda manter arquivos ordenados e atualizados; executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar, por mensagens eletrônicas, os clientes internos; realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retroprojetor; realizar atendimento telefônico.

Por fim também fazem parte das atividades, auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado; prestar informações sobre os serviços e produtos dos Correios, cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pela entidade qualificada em formação técnico-profissional.

Sobre o Programa Jovem Aprendiz dos Correios

O Programa de Aprendizagem será realizado no sistema dual, que é composto pela fase teórica, nas dependências da entidade qualificada em formação técnico-profissional, e pela fase prática, realizada nas instalações dos Correios, sob orientação de um empregado dos Correios devidamente capacitado.

Quando o curso de aprendizagem utilizar a metodologia de educação a distância – EAD, as atividades relacionadas à fase escolar serão integralmente realizadas dentro das instalações da entidade qualificada em formação técnico-profissional ou dos Correios.

Quando o curso de aprendizagem utilizar a metodologia de educação presencial, antes de iniciar a parte prática nos Correios, o aprendiz fará um módulo básico de 120 (cento e vinte) horas sequenciais na entidade qualificada em formação técnico-profissional.

Na realização do módulo descrito no item anterior, o jovem permanecerá, semanalmente, 02 (dois) dias na entidade qualificada em formação técnico-profissional e 03 (três) dias nos Correios até o final da aprendizagem.

Os endereços indicados no Anexo I deste edital podem ser alterados, a critério dos Correios, permanecendo a realização do Programa de Aprendizagem no respectivo Município. De acordo com o calendário escolar da entidade qualificada em formação técnico-profissional, o período em que estiver em férias ou recesso escolar, o aprendiz deverá comparecer aos Correios para as atividades da fase prática.

A entidade qualificada em formação técnico-profissional fornecerá ao término do contrato de aprendizagem o certificado de conclusão, descrevendo o curso realizado, com a respectiva carga horária e o perfil de saída.

A certificação da formação técnico-profissional dependerá da aprovação no curso de aprendizagem e da avaliação na execução das atividades correlacionadas, sendo, para efeito de conclusão, condição necessária ao aluno, o cumprimento integral das propostas curriculares teóricas e práticas.

Prioritariamente, a Empresa utilizará os Serviços Nacionais de Aprendizagem para ministrar o curso de aprendizagem, conhecido como “Sistema S”, por não gerar ônus financeiros para os Correios. Quando não for possível a prestação de serviços pelo “Sistema S”, o curso será ministrado por Entidades sem Fins Lucrativos – ESFL.

Nestes casos, o modelo do Programa de Aprendizagem descrito acima atenderá aos parâmetros mínimos definidos pela legislação; no entanto, poderá ter adequações próprias da entidade qualificada para prestar o serviço.

Para conferir todas as informações da seleção, acesse:

Veja também: Carteira assinada: Ambev abre seleção com 872 vagas. Inscreva-se!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário