A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) abre uma nova seleção para contratação de 4.462 mil novos jovens aprendizes. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 30 de março.
As vagas são destinadas para formação de cadastro reserva, nas funções de assistente administrativo e assistente de logística. Os candidatos devem ter idade entre 14 e 22 anos. Também é necessário que estejam cursando, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental.
Os aprovados irão atuar em diversas cidades e estados, incluindo Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e outros.
A jornada de aprendizagem será de 20 horas semanais, distribuídas em 4 diárias. O Programa de Aprendizagem terá duração de 12 a 24 meses, a depender da Administração.
Etapas de seleção
A seleção para Jovem Aprendiz dos Correios 2020 será composta por quatro etapas. A primeira será as inscrições, de caráter classificatório.
Após, será a vez da segunda etapa, que diz respeito à comprovação de requisitos, com caráter eliminatório. Posteriormente serão os exames médicos pré-admissionais, também de caráter eliminatório. Por fim, a contratação.
Inscrições
Os interessados em participar do processo seletivo do Correios devem se inscrever entre os dias 31 de março e 30 de abril, por meio do site oficial dos Correios.
Ao entrar no link, o candidato deverá seguir as seguintes etapas: Acesso à Informação -> Empregados Públicos -> Concurso Públicos.
A seleção será válida por um ano, podendo ser prorrogada por igual período, uma única vez.
Último concurso Correios – 2011
O último concurso do Correios para efetivos foi aberto no ano de 2011. Na época, foram ofertadas 9.190 vagas, que foram distribuídas entre as seguintes funções:
- Carteiro, atendente, operador de triagem e transbordo, analista de correios, médico do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho, técnico em segurança do trabalho, analista de saúde, engenheiro de segurança do trabalho e enfermeiro do trabalho.
No último certame, as vagas foram destinadas para todos os estados dos país. Quanto aos salários, esses variaram de R$ 1.003,57 a R$ 3.211,58, sem incluir os benefícios oferecidos pela instituição.
O certame foi organizado pelo Cespe/UnB. A prova objetiva contou com 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. As disciplinas cobradas foram:
- Língua portuguesa
- Inglês (para alguns cargos)
- Informática
- Administração pública
Veja aqui: Edital seleção Correiros Menor Aprendiz 2020
Confira também: Concurso PM abre inscrições para 2.400 vagas de policial militar e bombeiro