A paralisação da economia em razão das medidas de prevenção contra o novo coronavírus (covid-19) fez com que instituições financeiras de todo o país desenvolvessem estratégias de amenização dos impactos de uma possível crise. Como por exemplo, o congelamento das prestações de empréstimos e financiamentos imobiliários.
Foi o que anunciou a Caixa Econômica Federal nas últimas semanas de março. Segundo a estatal, o cliente pode requerer um período de carência de até 90 dias para o pagamento das parcelas via aplicativo ou telefone. Podem solicitar apenas quem está com os vencimentos do contrato em dia.
No caso de clientes com duas prestações em atraso, a pausa de três meses será concedida mediante negociação e quitação da dívida, que pode ser feita pelo número 0800 726 8068. Não podem participar aqueles que utilizam o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como parte da prestação.
E para os empréstimos pessoais?
Terão os juros do período interrompidos, podendo o valor ser diluído entre as parcelas restantes. Nesse caso, os encargos não sofrerão aumento, sendo mantidas as mesas taxas previstas anteriormente em contrato.
Saiba como pedir a pausa de 90 dias das prestações Caixa
Veja como realizar a pausa no pagamento das parcelas de um financiamento imobiliário ou empréstimo Caixa:
- Faça o download do aplicativo “Habitação Caixa”, para Android ou iOS;
- Depois de instalado, abra o aplicativo e clique na opção “Solicitar Pausa”;
- Coloque o número do CPF, no caso de quem já possui cadastro, ou clique em “Cadastre-se” e siga as instruções de definição de senha;
- Faça a leitura do informativo e selecione “Próximo”;
- Coloque o número do celular e confirme o recebimento do SMS da solicitação;
- Vá à opção “Solicitar Pausa”, anote o número de protocolo gerado e aguarde a Caixa entrar em contato via SMS com os informes sobre a solicitação.
O mesmo processo pode ser feito via telefone. Basta ligar para os números 3004 1105 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 726 0505 (demais localidades). Para continuar, digite a opção 7 e informe o número da conta na Caixa (correntistas) ou o CPF (não correntistas).
Pedidos com carência de 60 dias, realizados antes do acréscimo de mais um mês no prazo de pagamento, entrarão automaticamente na medida dos 90, sendo desnecessário uma nova solicitação.
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