scorecardresearch ghost pixel



Calendário da 2ª parcela do auxílio emergencial pode ser anunciado nesta sexta

O pagamento deve começar na próxima semana em datas espaçadas para evitar filas e aglomerações nas agências da Caixa.



Está previsto para sair nesta sexta-feira,8, o calendário do pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600,00. O anúncio foi dado pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, durante reunião virtual da comissão mista de deputados e senadores, responsável pelas ações sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

E já na próxima semana começa o pagamento do benefício que deverá ocorrer em datas espaçadas, a medida deve evitar filas e aglomerações nas agências da Caixa Econômica Federal, como afirmou o presidente da estatal, Pedro Guimarães em entrevista coletiva na terça-feira (5).

Guimarães explicou que, “Na segunda parcela, poderemos pagar de forma diferente. Estamos discutindo uma maneira onde já temos a base de dados e podemos ser mais eficientes. A grande maioria das pessoas terá a organização com datas espaçadas. Não faremos a maneira de pagar (a nascidos em) janeiro e fevereiro num dia e, no outro dia, aos nascidos em outros meses”, finalizou.

Segundo dados divulgados pela Caixa, cerca de 96,9 milhões de pessoas acessaram o aplicativo para tentar receber o auxílio. Desse total, aproximadamente 50,5 milhões foram consideradas elegíveis com direito de receber o benefício. Contudo, outras 32 milhões foram avaliadas como inaptas depois das análises. De acordo com Lorenzoni, uma parte tentou fraudar para ganhar o dinheiro.

A expectativa do governo federal é que as três parcelas do auxílio sejam pagas até junho, sendo que mesmo quem não recebeu a primeira parcela, poderá receber as três, caso esteja dentro dos requisitos necessários.

Correios devem ajudar no cadastro

Uma outra novidade é que o governo buscou parceria com os  Correios que deve ajudar as pessoas que não têm acesso à internet a fazer o cadastro para obtenção o auxílio, o que deve ser anunciado oficialmente em breve pelo Ministério da Cidadania. Além disso, a Caixa  busca parcerias em alguns estados para auxiliar a população a receber o benefício.

O auxílio emergencial que tem valor mínimo de R$ 600,00 foi criado para amenizar os impactos econômicos da paralisação das atividades no bolso dos trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores individuais (MEIs) e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e no Bolsa Família.

Quem pediu o benefício e quer acompanhar a análise da solicitação, basta acessar o site ou aplicativo da Caixa (clique aqui para isso), o serviço é disponibilizado somente pela internet tanto para quem se cadastrou pelas plataformas como para quem já é inscrito no CadÚnico e no Bolsa Família.

Veja também: Novidade: Bancos poderão conceder empréstimo tendo FGTS como garantia




Voltar ao topo

Deixe um comentário