Nesta segunda-feira, 22, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou que um novo sistema de pagamentos instantâneos deve ser lançado em novembro, o “PIX”.
A novidade vai permitir que os consumidores saquem em lojas, a exemplo as grandes redes varejistas. O objetivo da ação é “gerar mais eficiência, por meio da reutilização do dinheiro no varejo e do aproveitamento dessa rede, acompanhando a evolução tecnológica e atendendo às necessidades da indústria e dos cidadãos”, explicou Campos Neto.
Os primeiros detalhes e regras desse produto serão apresentados e discutidos em agosto, durante a reunião do Fórum de Pagamentos Instantâneos.
Sobre o PIX
Utilizando o sistema de pagamento instantâneo, que correspondem às transferências monetárias eletrônicas de fundos para o usuário recebedor em tempo real, o PIX trará novidades exclusivas aos consumidores.
Como por exemplo, a isenção de um limite de horário para as transferências. De acordo com o BC, elas acontecerão de forma direta, da conta conta do pagador para a conta do recebedor, sem intermediários. Isso permitirá custos de transação menores.
Segundo Campos Neto, o PIX será gratuito para pessoas físicas, permitindo uma igualdade de condições em comparação a outros meios de pagamento. A expectativa é que as instituições participantes desenvolvam modelos de negócios interessantes, assim como estratégias atrativas que visam reduzir os custos e gerar valor aos usuários.
E não para por aí. Após o lançamento, o PIX terá uma agenda evolutiva, que inclui o lançamento de novos produtos e funcionalidades pelos próximos anos.
Leia ainda: Governo lança nova linha de crédito para apoiar setor empresarial