A Defensoria Pública da União (DPU), em parceria com o Ministério da Cidadania, irão auxiliar as pessoas que tiveram o cadastro do auxílio emergencial de R$ 600 negado, ou R$ 1,2 mil para mães solteiras. Os atendimentos feitos pela Defensoria Pública serão totalmente gratuitos.
Em síntese, as instituições visam colaborar nos casos em que os cadastros não foram aprovados por conta da desatualização dos dados. Porém, o atendimento deverá ser realizado de preferência online, isso para reduzir as aglomerações e evitar o contágio da Covid-19.
Com início nesta segunda-feira, 22 de junho, a ação contribui com aqueles que possuíram os seus pedidos negados, podendo contestar na Defensoria local, sem a necessidade de judicialização do processo.
Contestação na DPU
Segundo informações da DPU, a iniciativa possibilitará com que cada caso seja analisado em caráter individual e, caso seja possível, também receba a solução. Nos últimos dados publicizados, mais de 42 milhões de brasileiros tiveram o cadastro do benefício negado.
No entanto, ao realizar a contestação é preciso estar sob posse dos documentos atualizados, podendo assim comprovar que se enquadra nos requisitos para o recebimento do benefício concedido pelo governo federal.
Na lista das situações em que podem ser resolvidas pela DPU localizam-se a dos brasileiros desempregados, mas que ainda se encontram como empregados na base de dados.
Reiterando, a DPU recomenda que o atendimento seja feito pelos canais a distância, tais como telefone, WhatsApp ou e-mail. Para consultar o contato da Defensoria de seu município, basta acessar a página oficial do órgão.
Além disso, no site serão listados os documentos requisitados no envio da mensagem eletrônica. De qualquer modo, caso seja preciso, os solicitantes podem ser designados a se dirigir até uma unidade presencial da DPU.
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