Quem se inscreveu entre os dias 17 de junho e 2 de julho para receber o auxílio emergencial de R$ 600 vai ter direito à parcela dupla ao final do calendário de pagamentos, entre os meses de novembro e dezembro.
Esses beneficiários se inscreveram logo ao final do prazo pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br. Entre eles estão informais, desempregados, Microempreendedores Individuais (MEI) e contribuintes individuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O motivo para receber a parcela dobrada é que serão pagas, de forma conjunta, a quarta e quinta parcelas, de acordo com o Ministério da Cidadania.
Prorrogação do auxílio
O auxílio emergencial começou a ser pago pelo governo em abril, no mesmo mês as pessoas que não estavam em nenhum cadastro federal puderam começar a fazer a inscrição no benefício.
Os trabalhadores inicialmente iriam receber apenas três parcelas do auxílio, porém o governo ampliou o pagamento para até cinco parcelas. Quem se inscreveu no último lote que foi analisado pela Dataprev, e tiveram o cadastro aprovado, começaram a receber a primeira parcela entre julho e agosto.
O depósito do dinheiro é feito primeiro na poupança social digital aberta pela Caixa Econômica Federal, e o trabalhador pode usá-lo pelo aplicativo Caixa Tem. É possível pagar contas, boletos e fazer compras online e em estabelecimentos físicos.
As datas de saque e transferência começam apenas dias depois. Ambos os calendários são organizados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
O pagamento obedece quatro ciclos de liberação, que levam em consideração a parcela que o beneficiário está recebendo e a data de cadastro no benefício. Nesta quarta-feira,29, recebem o auxílio emergencial, os beneficiários nascidos em março. Já no sábado, dia 1°, o saque é disponibilizado para nascidos em fevereiro e março.
O cadastro para receber o auxílio emergencial foi fechado no dia 2 de julho, no momento não é mais possível se inscrever.
Veja também: Mais de 800 mil pessoas são aprovadas no auxílio de R$ 600; Saiba se está entre elas