Muitos trabalhadores podem contar com a garantia de mais uma ajuda durante a pandemia, nesta sexta-feira,24, a Receita Federal liberou a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2020.
O depósito do dinheiro será feito no dia 31 de julho (sexta-feira da próxima semana), na conta conta indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.
Cerca de 4 milhões de contribuintes devem receber R$ 5,7 bilhões em restituição. O valor é o maior de toda a história das restituições da Receita Federal.
Como saber se minha restituição será liberada?
É fácil. Basta o contribuinte acessar o site da Receita e informar CPF, data de nascimento e digitar carácteres para confirmar que não é um robô. A consulta pode ser feita ainda pelo aplicativo Pessoa Física que pode ser baixado em sistemas Android e iPhone.
São 5 lotes de restituição
Quem não recebeu no primeiro e segundo lotes e não receber agora no terceiro, não se preocupe, pois a Receita ainda fará o pagamento de mais dois lotes.
Neste ano, para tornar o processo de restituições mais rápido, o órgão reduziu o número de sete, como acontece tradicionalmente, para cinco, além disso os pagamentos foram antecipados e começaram em maio, ao invés de junho como em outros anos.
Veja abaixo as datas dos lotes que faltam:
- 3° lote – 31 de julho (sexta-feira)
- 4° lote – 31 de agosto (segunda-feira)
- 5° lote – 30 de setembro (quarta-feira)
Tenho direito, mas a Receita não liberou a restituição, o que faço?
Neste caso, você poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento do banco pelos telefones:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades); e
- 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Veja também:Tenho menos de R$ 1.045 no FGTS, posso fazer o saque emergencial mesmo assim?