scorecardresearch ghost pixel



Novo Cadastro Único 100% digital pode sair em 2020

Em razão da pandemia, inscrições presenciais para o banco de dados do governo foram suspensas.



A pandemia do novo coronavírus fez com que muitos setores da economia deixassem de funcionar. Entre eles estão alguns órgãos do governo voltados ao atendimento dos cidadãos em programas assistenciais. A paralisação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que realizam inscrições de famílias de baixa renda no Cadastro Único (CadÚnico), é um exemplo.

É fato que o acesso desse grupo ao programa caiu após o decreto de calamidade pública. Dessa forma, com o intuito de permitir que o serviço prossiga normalmente, a senadora Elizane Gama (Cidadania MA), sugeriu a implantação do Cadastro Único digital. Assim, as famílias de baixa renda poderão se inscrever de forma totalmente automatizada e pela internet.

Justificativa

No mês de abril, foram registradas cerca de 46 milhões de brasileiros em estado de vulnerabilidade. Essa quantidade representa aproximadamente 1/4 da população do país. Essas pessoas são consideradas “invisíveis” aos olhos do governo. Desse extenso número, grande parte conta com irregularidades no CPF.

“Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, explicou a senadora como justificativa para o projeto. Segundo ela, a implantação de um cadastro nacional digital é necessária e urgente.

A criação do banco de dados virtual, incluindo todas as informações dos inscritos, como dados eleitorais, renda, impostos, empregos, entre outros, possibilitará o desenvolvimento de ações imediatas pelo governo.

Como saber se estou inscrito no CadÚnico?

É possível saber se o cidadão está inscrito ou não na plataforma por meio de três canais de consulta. Confira abaixo:

Tanto no aplicativo, quanto no site, é necessário que a pessoa informe o nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado. O número de telefone também pode ser utilizado para tirar dúvidas sobre outros programas do governo.

Leia também: Como saber se estou inscrito no CadÚnico? Saiba consultar seu cadastro




Voltar ao topo

Deixe um comentário