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Por que o Nubank retirou R$ 600 da conta de clientes? Veja resposta completa da fintech

Clientes do Nubank alegam que o banco digital retirou de suas contas o valor de R$ 600 na noite de terça-feira,7. Entenda o que aconteceu e confira explicação da fintech.



De acordo com relatos de alguns clientes na redes sociais e no próprio chat do Nubank, a fintech descontou até R$ 600 de suas contas por causa de ajuste, com a seguinte mensagem “Ajuste realizado – 600,00 R$”.

O banco digital declarou que o ajuste foi feito por problemas originados na Caixa Econômica Federal (CEF), pois entre os dias 15 de abril e 10 de junho de 2020, alguns  clientes do Nubank realizaram pagamento de boletos por meio da Caixa e receberam em sua conta digital um valor superior a quantia correta.

Em nota, o Nubank diz que “O erro ocorreu devido a uma falha no sistema da própria CEF”.  O que aconteceu foi que assim que informado pela Caixa sobre a situação dos boletos com valor superior, o Nubank, agindo de boa-fé, comunicou seus clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações da Caixa, iniciou o processo de estorno das quantias excedentes de volta para o banco estatal.”

Porém, o Nubank logo suspendeu as devoluções assim que identificou inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa, a fintech teria detectado imprecisão nos dados fornecidos durante o processo de retirada do dinheiro dos clientes.

Agora, a fintech declarou em nota que está revertendo os valores. “O Nubank lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que, devido à imprecisão dos dados da CEF, a empresa decidiu reverter imediatamente os valores aos seus clientes mesmo não sendo responsável pela falha.”

O banco digital ainda acrescentou que, “Os clientes afetados já começaram a receber os valores em suas contas. A empresa aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal.”

Nota do Nubank na íntegra

A nota da fintech foi publicada na NuCommunity por um porta voz identificado como lucasms. Veja o texto na íntegra abaixo:

Boa noite, comunidade!

Ontem, 07/07/20, recebemos vários relatos sobre estornos de valores dentro de algumas Contas do Nubank. Como esse é um tema muito importante e sempre buscamos ser transparentes com nossos clientes, gostaríamos lamentar o transtorno causado e esclarecer os acontecimentos.

Entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro ocorreu devido a uma falha sistêmica da própria Caixa.

Assim que fomos informados pela CEF sobre a situação, agindo de boa fé, comunicamos nossos clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações do banco, iniciamos o processo de estorno dos valores excedentes para a Caixa. As devoluções foram suspensas assim que identificamos inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa.

Devido à imprecisão dos dados fornecidos, decidimos reverter os valores aos nossos clientes mesmo não sendo responsáveis pela falha. Os valores já estão sendo devolvidos hoje mesmo, e estamos aguardando esclarecimentos adicionais da Caixa.

Qualquer sugestão, estamos à disposição aqui. Se tiver dúvida específica sobre o seu caso, pode nos acessar nos nossos canais de atendimento.

Contato com o Nubank

Os clientes que ainda não tiveram o dinheiro devolvido podem entrar em contato com o Nubank direto pelo chat no aplicativo e fazer a reclamação. Mova o carrossel na parte inferior do aplicativo e clique em “Me Ajuda.”

Outros canais de atendimento também são disponibilizados como:

  • E-mail: meajuda@nubank.com.br
  • Telefone: 0800 608 6236

Veja também: Nubank seleciona para vagas de emprego; Saiba o que a fintech mais procura nos candidatos




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