scorecardresearch ghost pixel



Projeto de Lei estende CNH Social gratuita para todos os estados do Brasil

Proposta visa isentar dos custos de obtenção da carteira de motorista os cidadãos considerados de baixa renda.



A Carteira Nacional de Habilitação Social (CNH Social), gratuita para a população de baixa renda em âmbito nacional, já está em fase de discussão na Câmara dos Deputados por meio do Projeto de Lei (PL) nº 3904/2019. Sua última atualização aconteceu em há quase um ano, em 29 de julho de 2019.

De autoria do deputado federal Boca Aberta (PROS/PR), a proposta visa isentar dos custos de obtenção da carteira de motorista os cidadãos considerados de baixa renda. Para isso, eles deverão cumprir alguns pré-requisitos, dos quais:

  • Possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos;
  • Estar desempregado há mais de um ano;
  • Ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal.

Na justificativa da proposta, o parlamentar afirmou que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) constitui uma chance a mais de conseguir um emprego formal, de exercer uma atividade econômica. Atualmente, as exigências envolvendo custos com as aulas, exames, prova de direção e outras despesas administrativos, tem sido um empecilho na hora de obter o documento.

Conheça o projeto

Segundo a proposta, a gratuidade deve cobrir todos os custos com autoescolas e demais gastos no processo. Neste caso, todos os exames necessários para obter a habilitação serão realizados por entidades públicas ou autoescolas credenciadas.

A previsão do projeto é que o governo federal firme convênios com estados e municípios para implementar a CNH Social em todo o país. Além disso, a proposta determina que os Centros de Formação de Condutores (Auto-escolas) sejam remunerados pelos serviços prestados aos beneficiários do Programa.

Estados que oferecem a CNH gratuita

  • Bahia: no estado, há duas formas de conquistar a primeira habilitação gratuita. A primeira é pela Escola Pública de Trânsito do Detran (EPTRAN), que oferece gratuitamente para pessoas de baixa renda a primeira habilitação.
  • Amazonas: foi firmado uma parceria entre o governo e o sindicato dos Centros de Formação de Condutores. As inscrições podem ser realizadas pelo aplicativo Amazonas na Palma da Mão, além do próprio site do DETRAN.
  • Espírito Santo: o Detran/ES (Departamento de Trânsito do Espírito Santo) disponibiliza também o serviço gratuito, o cadastro deve ser feito pelo site da instituição.
  • Ceará:o estado participa do programa desde 2009 e é financiado pelo Governo Estadual. A CNH Social do Ceará abrange as categorias “A” e “B”, e é destinado para pessoas de baixa renda que possuam acima dos 18 anos.
  • Goiás: o último processo de seleção dos beneficiários teve início em dezembro de 2019. Foram ofertadas 2 mil vagas para todo o estado de Goiás. Pudem participar da iniciativa quem vai tirar a CNH pela primeira vez, sendo necessário se encaixar entre algumas das três modalidades oferecidas, entre urbana, estudantil e rural.
  • Pernambuco: no estado podem participar do programa de gratuidade, pessoas cadastradas no Bolsa Família, Chapéu de Palha, egressos do sistema penitenciário, socioeducandos da Funese, desempregados e estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública estadual.
  • Paraíba: podem participar pessoas cadastradas nos Programas Prójovem ou Brasil Alfabetizado e pessoas egressas do Sistema Penitenciário ou que tenham cumprido medida socioeducativa de internação. O programa abrange as categorias “A” e “B”, além de mudanças para categorias “C”, “D” e “E”.

Para acompanhar a tramitação do PL, acesse o site da Câmara dos Deputados.

Leia ainda: Validade de dez anos e novo limite de pontos da CNH já entraram em vigor?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário