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Teve o auxílio emergencial de R$ 600 negado? Saiba como contestar!

Ajuda foi negada a milhões de brasileiros, mesmo muitos deles cumprindo com os requisitos exigidos.



O auxílio emergencial chegou como um alívio financeiro para muitas famílias que tiveram seus rendimentos afetados em razão da pandemia da Covid-19. Contudo, a ajuda de R$ 600,00 ou R$ 1.200,00 foi negada a milhões de brasileiros, mesmo muitos deles cumprindo com os requisitos exigidos.

Segundo a vice-presidente da Caixa, Tatiana Thomé, quem teve o auxílio negado, mas não concorda com os motivos, pode contestar a análise no site ou no aplicativo da Caixa. Nesse caso, não é possível corrigir os dados, somente confirmar as informações prestadas e pedir uma nova análise. Vale ressaltar que a contestação só pode ser feita uma única vez.

Motivos para o auxílio não ser aprovado

O motivo pelo qual o pedido foi indeferido é informado pelo aplicativo e o site da Caixa. Entre os mais comuns, estão:

  • Requerente possui vínculo empregatício
  • Casos de morte na família, recebe algum benefício (seguro-desemprego, seguro-defeso ou benefício da Previdência Social)
  • Renda mensal familiar superior a três salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa.

Se o aplicativo ou o site informarem outro motivo, a contestação ou a retificação de dados em um novo cadastro não poderá ser realizada. Tatiana explica que os dados informados pelo requerente para iniciar o novo cadastro devem ser idênticos aos da Receita Federal.

No caso de dados inconclusivos, os principais motivos para que o cadastro não seja aprovado, são:

  • Marcação como chefe de família sem indicar parentes;
  • Não há informação se a pessoa é do sexo masculino ou feminino nas bases do governo (ou constar sexo masculino numa base e feminino em outra);
  • Incorreção no número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou ainda da data de nascimento de pessoas da família;
  • Membros da família com indicativo de morte;
  • Usuários que declararam membros da família no primeiro pedido e não declararam no segundo ou declararam não ser chefes de família no primeiro pedido e informaram sustentar a família no segundo cadastro.

Como faço para contestar cadastro não aprovado no auxílio?

  1. Faça login no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”;
  2.  Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;
  3.  Clique em “Contestação” e confirmar que quer fazer a contestação. A contestação pode ser feita somente uma vez. Serão apresentados os motivos da não aprovação;
  4.  Confirme a declaração da veracidade das informações prestadas;
  5. Envie contestação para análise;
  6. Para acompanhar o resultado da contestação no aplicativo ou no site, clique em “Acompanhe sua solicitação”.

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