scorecardresearch ghost pixel



Como receber o teto máximo de aposentadoria do INSS? Confira aqui!

Todo trabalhador deseja aposentar com uma boa renda para aproveitar a vida após anos de trabalho. Veja como receber o teto máximo da aposentadoria do INSS!



Os trabalhadores contribuintes do INSS têm direito a previdência social, um seguro que garante a aposentadoria aos trabalhadores após determinado tempo de contribuição ou por motivos como invalidez, idade avançada, doença, entre outros casos específicos.

Para receber a renda da aposentadoria, os contribuintes devem pagar mensalmente um valor específico ao INSS para futuramente aproveitar a concessão da benefício e aproveitar o tempo após uma vida de trabalho.

Entretanto, existem diferentes valores de aposentadorias calculadas a partir das quantias contribuídas por cada trabalhador. Os valores concedidos variam até a quantia estabelecido como teto máximo do INSS.

Diante disso, é fato que o desejo de todo trabalhador é obter a renda máxima da previdência, mas será que isso é possível?

Teto Máximo do INSS

A quantia máximo de benefício da aposentadoria é de R$ 6.101,06, valor estabelecido pelo próprio INSS. O valor sofre correção anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Tal quantia é concedida aos trabalhadores que pagam o valor máximo permitido pelo INSS e cada valor de contribuição é calculado de forma proporcional ao salário do trabalhador. Ou seja, para conseguir o teto máximo, o cidadão deverá receber o salário maior que o estipulado no teto máximo de contribuição e pagar o valor máximo de contribuição mensal.

Cálculo do benefício

A partir da Reforma do Previdência, o cálculo passou a ser feito com base na média de todas as contribuições dos trabalhadores ao longo dos anos desde 1994. Além disso, o período de contribuição passou a ser superior a 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens.

O valor da aposentadoria é determinado como 60% das contribuições e soma de 2% a cada ano de contribuição. Para garantir valor total de 100%, o tempo de contribuição para atingir o teto é de 35 anos para as mulheres e 40 para os homens.

Por isso, receber o teto máximo do INSS pode ser tarefa complicada para muitos trabalhadores, além do valor elevado, o tempo de contribuição é bastante extenso.

Para aposentar com o benefício máximo, é importante realizar o planejamento previdenciário e seguir as regras de transição, se preocupando com os novos fatores da reforma da previdência.

Por que realizar um Planejamento Previdenciário?

O Planejamento Previdenciário é essencial para o trabalhador traçar metas e definir as estratégias corretas e não se preocupar somente quando for se aposentar. Assim, com o planejamento, o beneficiário poderá se aposentar com uma aposentadoria de renda suficiente para viver após tantos anos de trabalho.

A análise e construção do planejamento devem ser feitas com a ajuda de um especialistas que entenda as regras, estratégias, valores, cálculos e período de contribuição exata para realizar a simulação previdenciária. Assim, o trabalhador poderá ter o planejamento previdenciário adequado para a realidade salarial e de trabalho.

A partir do planejamento, será possível seguir o entender a possibilidade de receber o teto máximo do INSS, ou seguir a estratégia proporcional para a futura aposentadoria do colaborador.

Leia também: Governo analisa novo auxílio de R$ 1.045 a aposentados e inscritos no BPC




Voltar ao topo

Deixe um comentário