scorecardresearch ghost pixel



Concurso ITA abre edital com 150 vagas para formação de engenheiros

Os interessados em concorrer devem ter ensino médio completo ou comprovar a conclusão até dia 31 de dezembro.



Nesta sexta-feira,31, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) publicou no Diário Oficial da União (DOU) instruções normativas de concurso para preencher 150 vagas em curso de formação de engenheiros em 2021.

Os interessados em concorrer devem ter ensino médio completo ou comprovar a conclusão até dia 31 de dezembro. Podem participar, os candidatos de ambos os sexos, mas é necessário ser brasileiro nato e não completar 25 anos até dia 31 de dezembro de 2021 para ingresso no curso.

De acordo com o edital, o Comaer oferece aos estudantes do ITA, em sua sede, bolsa de estudo que contempla ensino e alimentação. A residência no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica (DCTA) é facultativa.

Vagas do concurso ITA

O concurso ITA oferece 150 vagas distribuídas entre diversas áreas de engenharia. Para o próximo curso fundamental do foram fixadas as seguintes oportunidades:

  • Engenharia de Computação: 24 vagas; e
  • Engenharia Aeronáutica: 24 vagas;
  • Engenharia Eletrônica: 26 vagas;
  • Engenharia Mecânica Aeronáutica: 26 vagas;
  • Engenharia Aeroespacial: 26 vagas.
  • Engenharia Civil-Aeronáutica: 24 vagas;

Como indicado na instruções, por causa da pandemia de covid-19, que alterou a carga horária e o planejamento escolar dos alunos do ensino médio de todo o país, o candidato aprovado no ITA, que estiverem cursando o ensino médio referente ao ano de 2020, terão até o primeiro dia do ano letivo de 2021 do ITA para apresentar o certificado de conclusão do ensino médio.

Além disso, fica estabelecido que 119 dessas oportunidades serão destinadas aos candidatos não optantes ao quadro de oficiais engenheiros, aprovados na admissão. As demais 31 ficam para aprovados optantes.

Inscrições concurso ITA

As inscrições poderão ser feitas a partir deste sábado, 1°, de agosto pelo site vestibular ITA.O prazo termina no dia 15 de setembro. Taxa de inscrição no valor de R$ 150 será cobrada.

A graduação do ITA acontece em São José dos Campos, São Paulo. Os estudantes que comprovarem serem de baixa renda poderão receber isenção de pagamento da hospedagem. Porém, estes deverão prestar serviços voluntários de caráter acadêmico ou social no instituto.

Etapas de seleção

Serão três fases de seleção, duas provas escritas e uma inspeção de saúde.

Prova objetiva 

  • 1ª fase –  20 de novembro: Matemática, Física, Química, Português e Inglês.
  • 2ª fase – 8 e 9 de dezembro: questões dissertativas de Matemática, Física e Química, e uma Redação.

Os exames de saúde ainda não têm data marcada para acontecer. Para mais informações, acesse:

Veja também:Concurso Conselho Profissional publica edital com 70 vagas de nível médio




Voltar ao topo

Deixe um comentário