Drive-thru do INSS: Saiba como funciona o sistema de entrega de documentos

A chamada Exigência Expressa tem o intuito de agilizar a análise dos pedidos de benefícios. Serviço está disponível em 803 cidades brasileiras.



O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) divulgou as orientações para que os segurados entreguem documentos, no sistema drive-thru, para a conclusão da análise dos pedidos de benefícios. A chamada Exigência Expressa consiste na disponibilização de urnas na entrada das agências para que o interessado deposite cópia simples dos documentos solicitados pelo INSS, na unidade mais próxima.

De acordo com o Instituto, a medida será adotada em todo o país, e se encontra disponível em 803 cidades brasileiras. O intuito é agilizar a conclusão dos processos que dependem da apresentação de algum documento faltante, além de colaborar para o distanciamento social, já que reduz o número de pessoas dentro das agências.

Vale lembrar que o sistema drive-thru já havia sido utilizado em março deste ano, em meio à pandemia do coronavírus. As mais de 1,5 mil agências do INSS que estão fechadas desde essa época estão previstas para reabrir somente a partir do dia 24 de agosto.

Exigência Expressa

Para fazer a entrega dos documentos no sistema drive-thru, o interessado deve realizar o agendamento pelo telefone 135 ou site Meu INSS. Para isso, é necessário ter em mãos o número de protocolo do benefício em análise, além do nome e CPF da pessoa que vai depositar o envelope na urna.

O usuário também será orientado a realizar os seguintes procedimentos para a entrega dos documentos: preencher o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”; incluir os documentos solicitados pelo INSS e o formulário de “Autodeclaração de autenticidade e Veracidade das Informações” em envelope; lacrar e identificar o envelope pelo lado de fora com nome completo, CPF, endereço, telefone, e-mail e número do protocolo do agendamento.

“Cabe destacar que não são aceitos documentos originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras”,  ressalta o INSS. A urna para depósitos dos documentos fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Restrições

O sistema drive-thru não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.

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