scorecardresearch ghost pixel



É melhor deixar o dinheiro em bancos digitais e fintechs ou na poupança? Entenda!

Antes de escolher o investimento, o recomendado é analisar se contas com pagamento do CDI são cobertas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).



Quando se trata de investimentos conservadores, muitas pessoas têm dúvida se devem deixar o dinheiro parado na poupança ou em bancos digitais e fintechs, que oferecem contas com rendimento de 100% CDI.

Atualmente, com a Selic em 2% ao ano, a rentabilidade da poupança está negativa, ou seja, fica abaixo da inflação.  Por isso, contas com rendimento do CDI são uma alternativa melhorar para quem quer começar a investir.

Hoje o rendimento do CDI é 1,89%, e algumas contas digitais oferecem rentabilidade de 100% CDI. Já a poupança rende apenas 70% da taxa Selic.

Quando o rendimento do CDI é indicado?

Em alguns casos, como Nubank e PicPay, o rendimento é automático, ou seja, basta o cliente deixar o dinheiro na conta que ele passe a render. Contudo, especialistas afirmam que esse tipo de investimento só é recomendado para quem precisa guardar dinheiro para formar a reserva de emergência, já que a restabilidade é muito baixa.

Para quem trabalha em regime CLT, a orientação é guardar entre três e seis meses de salário para reserva de emergência. Já para os trabalhadores autônomos, a recomendação é ter um ano de salário guardado.

Deixar o dinheiro em uma conta digital também é indicado para o investidor que não sabe ao certo como aplicar o valor, mas está estudando outros tipos de investimentos.

É preciso tomar alguns cuidados

Emboras seja melhor investir em contas digitais do que na poupança, antes de optar por esse tipo de investimento a pessoa deve avaliar algumas questões. O investidor deve observar, por exemplo, se o investimento nas contas com pagamento do CDI é coberto pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Para quem não sabe, esse fundo garante a devolução dos valores caso a instituição financeira tenha incapacidade de pagar. O FGC cobre até 250.000 reais por CPF e por instituição financeira.

Outra questão a ser analisada é que essas contas não estão livres do imposto de renda, como o caso da poupança. O IR incide sobre o rendimento e não sobre o que foi aplicado.  A alíquota pode variar de 22,5% a 15%, dependendo do prazo de resgate do dinheiro. Além disso, algumas contas cobram IOF, quando há retirada de dinheiro da conta em casos de transferências, pagamento de fatura e pagamento de boleto, por exemplo.

Conheça o rendimento de algumas contas digitais

  • Nubank: rentabilidade de 100% do CDI para qualquer valor aplicado. Os rendimentos acontecem todo dia útil e têm liquidez diária;
  • PicPay: saldo rende 100% do CDI a partir de qualquer valor em carteira;
  • Banco Inter: rende até 100% do CDI para investimento mínimo de 100 reais;
  • Banco Neon: rentabilidade pode variar entre 95% e 101% do CDI, dependo do prazo. O investimento mínimo é de 10 reais.

Leia também: Prejuízo do Nubank mais que triplica em intervalo de 1 ano: Ainda é seguro manter seu dinheiro na conta?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário