scorecardresearch ghost pixel



Saiba como evitar que sua aposentadoria pelo INSS seja negada

Vários fatores podem contribuir para que sua aposentadoria seja negada. Se você passou por essa situação, confira agora como evitá-la.



Existem vários motivos que levam o Instituto Nacional Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a negar pedidos de aposentadoria. Esses fatores podem variar desde a documentação incompleta, até mesmo ao tempo insuficiente de contribuição.

Dessa forma, caso você esteja passando por essa situação, é importante buscar orientações profissionais com um Advogado Previdenciário, que te auxiliará a conseguir o seu benefício corretamente.

Como evitar que a aposentadoria do INSS seja negada

São vários os fatores que contribuem para que o INSS negue um pedido de aposentadoria. Confira os principais:

Tempo de contribuição insuficiente

É muito comum que os trabalhadores entrem com o pedido antes da hora, o que se calcula tempo insuficiente para aposentadoria. Nesse caso, enquadram-se principalmente os autônomos e pessoas que trabalharam em regime privado ou público.

Por isso é importante planejar a aposentadoria com o auxílio de um advogado, pois, além de ter o cálculo correto, será possível conferir quais atividades do segurado podem contar na hora de calcular o tempo de contribuição.

Documentação incompleta

A documentação pode variar de acordo com o tipo de aposentadoria. Por exemplo, na aposentadoria rural é necessário entregar documentos que comprovem essas atividades.

Enquanto isso, na aposentadoria especial, é exigida a comprovação de agentes perigosos e insalubres. Nesse caso, além dos documentos gerais, podem ser solicitados outros.

Com essas variedades de documentos a serem entregues, é possível que alguns fiquem em falta e, consequentemente, a aposentadoria será negada.

Rasura na documentação 

Os dados registrados em sua carteira de trabalho, principalmente as datas de emissão e demissão, podem gerar consequências na hora de solicitar a aposentadoria.

Caso estejam ilegíveis, é possível que o INSS calcule errado o tempo de contribuição, o que poderá afirmar que a pessoa ainda não pode se aposentar.

Erro na análise

É possível que o INSS erre na hora de analisar o cálculo do benefício. Com isso, as pessoas que solicitaram a aposentadoria, na maioria das vezes, continuam trabalhando sem necessidade.

Nesse caso, é importante contratar um advogado para que ele analise todo o procedimento e corrigir caso existam erros. Se o INSS realmente negou o pedido incorretamente, é necessário buscar outros meios legais para conseguir o direito.

Falta de recolhimento por parte da empresa

Se a empresa que você trabalhou não realizou corretamente o recolhimento das contribuições, o tempo não será registrado e com isso, o pedido de aposentadoria será negado.

Nesse caso, é necessário comprovar que você trabalhou na empresa, através da carteira de trabalho e de contracheques. Então, o problema deverá ser resolvido pelo próprio local.

Leia também: Benefício negado? Veja como recorrer da decisão no INSS durante a pandemia




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário