O presidente Jair Bolsonaro informou que um novo concurso para a Polícia Federal (concurso PF 2020) será autorizado. São previstas 2 mil vagas para carreiras policiais. O anúncio foi feito de forma extraoficial, durante uma transmissão ao vivo na quinta-feira, dia 20.
De acordo com o presidente, foi realizada uma reunião entre ele e o diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre, além dos ministros da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e da Economia, Paulo Guedes. Durante o encontro, os presentes decidiram pelo aval do certame.
Entretanto, é necessário oficializar a autorização. Para isso, o documento deve ser publicado no Diário Oficial da União e assinado pelo ministro da Economia. A abertura do edital deve ser feita em até 6 meses após a publicação do aval.
A corporação agora deve iniciar os preparativos para a seleção, com a formação de comissão organizadora, elaboração do projeto básico e contratação da banca. É possível que o edital seja publicado ainda neste ano.
Bolsonaro afirmou ainda que em breve a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deve ter abertura de concurso. Embora a corporação já tenha uma comissão formada, o aval para nova seleção ainda não foi confirmado.
Distribuição das vagas
Embora o presidente ainda não tenha oficializado o aval, a distribuição de vagas para o próximo concurso da PF já foi confirmada. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Boudens, serão ofertadas vagas para os seguintes cargos:
- Agente – 1.016 vagas
- Escrivão – 600 vagas
- Delegado – 300 vagas
- Papiloscopista – 84 vagas
Entretanto, o pedido de concurso da Polícia Federal também solicitava uma seleção para a área de apoio, o que não foi mencionado por Bolsonaro. De acordo com o diretor-geral da PF, quando o concurso for autorizado para esta área, as vagas serão distribuídas da seguinte forma:
- Administrador – 21 vagas
- Agente Administrativo – 349 vagas
- Arquivista – 8 vagas
- Assistente Social – 10 vagas
- Bibliotecário – 1 vaga
- Contador – 9 vagas
- Economista – 3 vagas
- Enfermeiro – 3 vagas
- Engenheiro – 1 vaga
- Estatístico – 4 vagas
- Farmacêutico – 1 vaga
- Médico – 65 vagas
- Nutricionista – 1 vaga
- Odontólogo – 11 vagas
- Psicólogo – 5 vagas
- Técnico em Assuntos Educacionais – 13 vagas
- Técnico em Comunicação Social – 3 vagas
Leia também: Concurso PF 2020: Cronograma vazou com as datas dos editais; Confira!