CNH grátis: Detran oferece 4,5 mil vagas em aulas teóricas e práticas

Interessados poderão tirar a primeira habilitação sem pagar nada. As inscrições vão até o dia 7 de outubro de 2020, confira os requisitos!

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Espírito Santo abriu 4,5 mil vagas na segunda fase do programa CNH Social em 2020. O projeto possibilita o acesso gratuito aos serviços de habilitação para pessoas de baixa renda. O intuito é ampliar o leque de oportunidades profissionais para esse grupo, por meio da obtenção da CNH.

O programa oferece a primeira habilitação de graça nas categorias A (moto) ou B (carro); para quem já é habilitados e quer fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta); e para a adição de categoria A ou B.

Para participar, os interessados devem ter cadastro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), lançado na Base Nacional até o dia 14 de agosto. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de outubro no site do Detran ES.

Confira os requisitos para participar

  • Ter 18 anos completos no momento da inscrição;
  • Residir no Espírito Santo;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

Vale destacar que 5% das vagas são destinadas à pessoas com deficiência, desde que a deficiência informada no ato da inscrição não impeça a obtenção da CNH na forma da legislação de trânsito vigente.

O resultado final com os aprovados será divulgado no dia 13 de outubro, no site do Detran. Os candidatos que não forem selecionados nessa lista ainda terão uma nova oportunidade, já que, no dia 16 de novembro, será divulgada uma chamada única de suplentes no mesmo site.

CNH Gratuita

Na primeira fase do programa em 2020, cerca de 2,5 mil pessoas foram contempladas. Os aprovados terão acesso gratuito as etapas do processo de obtenção da CNH.

Até 2020, O Detran espera possibilitar 25 mil carteiras de motorista gratuitas no estado. “Nosso objetivo é oferecer formação qualificada e profissional para quem mais precisa, facilitando o ingresso no mercado de trabalho”, disse o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).

Leia também: Atenção! Prazo para tirar CNH em 2020 está suspenso por tempo indeterminado

Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário