scorecardresearch ghost pixel



Concurso Justiça Federal 2021: Orçamento prevê 1.075 vagas nos tribunais regionais

Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 prevê novas vagas em concursos públicos para os tribunais regionais.



Os Tribunais Regionais Federais (TRFs) devem abrir 1.075 vagas em concursos públicos, de acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 que foi encaminhado ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto.

Conforme a Lei Orçamentária, no ano que vem, 625 das chances serão para criação, 300 para provimento em cargos e funções vagas e 150 para criação e provimento. As oportunidades podem ser distribuídas entre os seis tribunais regionais:

Concurso TRF 1

O mais provável é que o próximo concurso seja para o cargo de juiz substituto, ainda não há uma data para publicação do edital, mas a comissão organizadora já foi formada, o que indica andamento do certame. O último concurso foi publicado em 2017, com validade até 2022. Por causa da pandemia o novo concurso foi suspenso.

O TRF 1 tem jurisdição no Distrito Federal e nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins, Piauí, Pará, Roraima e Rondônia.

Concurso TRF 2

O tribunal tem concurso válido para a área de apoio, o prazo foi suspenso para todos os editais, de juiz substituto, técnicos e analistas por causa da pandemia da covid-19. A previsão é que o concurso volte a ter andamento após a situação de crise sanitária.

Concurso TRF 3

Embora o edital não tenha sido publicado, a banca organizadora já foi aprovada no Órgão Especial. A previsão é que seja aberto concurso para magistratura com vagas para o cargo de juiz substituto.

Concurso TRF 4

Tem concurso com validade vigente para a área de apoio, de acordo com edital publicado em 2019. No entanto, a posse dos aprovados e o prazo de validade estão suspensos por causa da pandemia de coronavírus.

Concurso TRF 5

Já o TRF 5 tem concurso com prazo válido para servidores e juízes, as convocações também foram suspensas por causa da pandemia. A jurisdição do órgão se estende aos estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Concurso TRF 6

O órgão ainda está em criação e será instalado em Minas Gerais,  por isso não há previsão para abertura de um novo concurso.

Veja também: Governo libera novos concursos mesmo com corte de gastos




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário