Denatran confirma nova ampliação no prazo para tirar CNH

Processo de obtenção do documento teve de ser interrompido em razão da pandemia, na suspensão de aulas teóricas e práticas.



Em março, por causa da pandemia de coronavírus, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já havia anunciado a ampliação temporária de 12 para 18 meses dos processos de obtenção da CNH. Porém, o agravamento da situação sanitária no país durou mais que o esperado, e o órgão deve alongar esse prazo.

“Entendíamos que a pandemia seria passageira e breve, mas ela está se estendo mais do que se imaginava”, explicou o diretor do Denatran, Frederico de Moura Carneiro. O andamento dos processos de concessão da habilitação está atrasado nos estados porque as aulas teóricas e práticas foram suspensas.

Isso afeta diretamente os candidatos que iniciaram o processo antes da pandemia. Segundo Carneiro, os detalhes e a decisão oficial sobre o adiamento dos processos da CNH serão publicados em breve no Diário Oficial da União.

Processo de obtenção da CNH

Hoje em dia, para conseguir a Carteira de Motorista, o candidato deve ser aprovado na avaliação psicológica e, posteriormente, no exame de aptidão física e mental, que verifica a visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental.

Depois dessa etapa, o candidato deve fazer o curso teórico, com  45 horas/aula, e ser aprovado no exame. A partir daí, começam as aulas práticas. Vale ressaltar que somente a aprovação em uma etapa dá direito à realização da etapa seguinte.

Se o candidato é reprovado no exame teórico ou prático, ele precisa esperar 15 dias para fazer novo exame, sem a necessidade de repetir as etapas anteriores nas quais tiver sido aprovado. Lembrando que, para isso, o processo ainda deve estar dentro da validade.

Leia ainda: Governo propõe valor do novo salário mínimo para 2021




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário