scorecardresearch ghost pixel



Edital Aeronáutica: Concurso ITA abre 150 vagas de nível médio

Certame visa admissão de candidatos ao Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa e da Reserva da Aeronáutica, com ingresso em 2021.



Foi publicado edital de concurso para admissão no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com ingresso em 2021. O certame visa angariar cidadãos brasileiros natos, de todos os sexos, para se matricular no Curso de Graduação em Engenharia, do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa e da Reserva da Aeronáutica.

A graduação possui duração de cinco anos. Durante esse período, os selecionado irão aprender conhecimentos básicos de engenharia, ao longo dos dois primeiros anos, e conhecimentos específicos na área, nos outros três anos.

Vagas concurso ITA Aeronáutica

As 150 vagas do concurso ITA Aeronáutica estão distribuídas entre as áreas de Engenharia Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

Essas oportunidades são para preenchimento do Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa e da Força Aérea Brasileira, tanto para ampla concorrência quanto aos candidatos autodeclarados negros. Veja:

  • 31 vagas (25 AC e 6 PPP) para optantes à carreira militar;
  • 119 vagas (95 AC e 24 PPP) para não-optantes à carreira militar.

Etapas de seleção concurso ITA Aeronáutica

Os inscritos no concurso ITA Aeronáutica serão avaliados por três etapas, com abrangência nacional.

Os exames de escolaridade serão aplicados nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

A primeira prova será objetiva e realizada em 22 de novembro de 2020. Já a segunda, dissertativa, está prevista para os dias 8 e 9 de dezembro de 2020. Por fim, haverá a inspeção de saúde.

Confira as disciplinas cobradas em cada:

  • 1ª Prova: 70 questões das matérias de Matemática, Física, Química, Português e Inglês.
  • 2ª Prova: Disciplinas de Matemática e Química, no primeiro dia. Já Física e Redação serão cobradas no segundo dia.

Inscrições concurso ITA Aeronáutica

Para se candidatar ao concurso ITA Aeronáutica é necessário cumprir alguns requisitos:

  • Ser brasileiro nato;
  • Não completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Não ter concluído ou estar terminando o ensino médio em 2020.

Preenchidos esses critérios, as inscrições podem ser realizadas até 15 de setembro, pelo site http://vestibular.ita.br. Será cobrada a taxa de inscrição de R$ 150.

Saiba mais em: Edital concurso ITA 2021

Veja ainda: Governo federal deve abrir mais de 50 mil vagas para concursos públicos em 2021




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário