scorecardresearch ghost pixel



INSS: ‘Revisão da Vida Toda’ pode aumentar aposentadoria em 6 vezes

Além de aposentadorias, revisão também pode ser requerida em outros benefícios da autarquia, como pensão por morte ou auxílio-doença.



A chamada “Revisão da Vida Toda” traz a possibilidade de o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receber um benefício maior que o valor atual. Aqueles que se aposentaram depois de 1999 com salários maiores antes de 1994, e que reduziram o valor das contribuições ou suspenderam o pagamento das mesmas após esta data, podem pedir o recálculo.

O valor final pode ser até seis vezes maior que o atual. Além de aposentadorias, a revisão também pode ser requerida em outros benefícios do INSS, como pensão por morte ou auxílio-doença. Conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça, a regra da revisão que garante a contagem do benefício a partir dos valores de contribuição da vida toda deve ser priorizada.

Cálculos

Pela regra de transição, o cálculo era realizado com base nas contribuições a partir de julho de 1994. Além de não considerar todo o período de contribuição, a modalidade utilizada anteriormente criou o fator previdenciário, resultando na redução no valor das aposentadorias, o que prejudicou os beneficiários.

Sendo assim, o STJ determinou a mudança para a Revisão da Vida Toda, incluindo todos os valores referentes à contribuição no cálculo da aposentadoria e demais benefícios. Entretanto, conforme critério estabelecido por lei, somente segurados que tiveram o benefício concedido nos últimos 10 anos podem solicitar a revisão.

Para aqueles que cumprem esse requisito, basta fazer o pedido de revisão na Justiça. Caso o solicitante ganhe a ação, além do benefício com valor mais alto, serão pagos também os atrasados, ou seja, valores referentes à demora no prazo de resposta do pedido de revisão.

Segurados do INSS

Diversos segurados poderão se beneficiar com a Revisão da Vida Toda, especialmente aqueles que contribuíram com valores altos até julho de 1994, mas que depois disso passaram a contribuir menos ou deixaram de fazê-lo.

Para solicitar a revisão, é recomendado fazer o pedido primeiramente no INSS, por meio de um processo interno, e depois encaminhar a solicitação para a Justiça. A menos que o Instituto entre com um recurso de defesa, não será necessário contratar um advogado durante o processo.

Leia ainda: Saiba como sair da fila do INSS e pedir aposentadoria pela internet ou presencialmente na pandemia




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário