O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou em contato com os segurados para realizar o reagendamento automático das perícias médicas que foram canceladas nas últimas semanas. Contudo, quem não recebeu a ligação até a última sexta-feira, 25, deve reagendar o atendimento por conta própria.
De acordo com o instituto, o segurado que não recebeu a ligação não tinha cadastro com número de telefone válido. Sendo assim, quem não foi notificado deve remarcar a perícia pela Central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
O INSS ainda informou ter contratado uma plataforma para melhorar o atendimento. “Só precisará entrar em contato pelo 135 se não puder comparecer na data e hora marcadas, para proceder com o reagendamento mais adequado”, esclarece o órgão.
Reabertura da agências
As agências de Previdência Social reabriram no dia 14 de setembro. Contudo, os médicos peritos não voltaram ao trabalho ao alegarem que o INSS não cumpriu os protocolos de segurança sanitária, exigidos por causa da pandemia do novo coronavírus.
Na última quarta-feira, 23, a Justiça Federal no DF chegou a proibir o INSS de cortar o ponto dos peritos médicos que não retornaram ao trabalho presencial e suspendeu a volta dos peritos médicos nas agências consideradas inapropriadas. Contudo, a Advocacia-Geral da União (AGU) derrubou a dispensa, ao alegar que muitos segurados do INSS, “parcela vulnerável da população”, poderiam ser prejudicados com o fechamento dessas agências.
Um dia depois, o Conselho Nacional de Previdência (CNP) aprovou uma resolução em apoio à reabertura das agências do INSS em todo o país. Dos 762 peritos médicos federais que deveriam ter retornado ao atendimento presencial, 477 compareceram nas agência na última quinta-feira,24, segundo o INSS. Os atendimentos ocorreram em 202 agências.
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