scorecardresearch ghost pixel



Meu INSS: Confira o passo a passo para agendar perícia médica

Agências reabriram com horário reduzido e priorizando alguns serviços, e por isso, é necessário fazer o agendamento. Peritos devem retomar atendimentos nesta quarta.



As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que estavam fechadas desde março devido à pandemia do coronavírus, reabriram na última segunda-feira, 14. Entretanto, o serviço de perícia médica para a concessão de benefícios como aposentadorias e auxílio doença ainda não foi restabelecido.

Isso porque os profissionais se recusaram a atender alegando falta de segurança. De acordo com os médicos peritos, muitas agências não estão cumprindo adequadamente os protocolos para conter a propagação da Covid-19 nesses ambientes.

Desta forma, desde segunda-feira (21), a própria categoria vem inspecionando as agências do INSS. Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), caso as unidades sejam consideradas aptas ao atendimento com segurança, os peritos retomarão suas atividades imediatamente.

Com a verificação das condições de trabalho, a expectativa é que o serviço de perícia médica seja novamente ofertado a partir desta quarta-feira, dia 23. Assim, cerca de 800 mil segurados que aguardam a realização da perícia para receber benefícios poderão ser atendidos.

Vale ressaltar que as agências estão com horário de atendimento reduzido, das 7h às 13h. Além disso, na fase inicial de reabertura, serão priorizados os serviços de perícia médica, cumprimento de exigência, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa. Por isso, todos os atendimentos estão sendo realizados somente após agendamento.

Como fazer o agendamento pelo Meu INSS?

O Meu INSS é a plataforma na qual o segurado tem acesso a mais de 90 serviços oferecidos pelo Instituto. Pode ser acessada pelo site gov.br/meuinss ou pelo aplicativo Meu INSS, que está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Entre os serviços ofertados, está o de agendamento para atendimento presencial. Assim, antes de agendar seu horário, é necessário se cadastrar na plataforma informando o nome completo, data de nascimento, CPF e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS, além de criar uma senha para acesso.

Feito o cadastro, siga as orientações a seguir:

  1. Acesse a plataforma Meu INSS pelo site ou aplicativo;
  2. Faça o login com a senha que você criou;
  3. No menu esquerdo, selecione a opção “Agende sua Perícia”, e em seguida, “Agendar novo”;
  4. Acompanhe o andamento da sua solicitação na opção “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  5. Compareça na agência na data agendada para a realização da perícia portando os documentos exigidos.

Para quem trabalha de carteira assinada (CLT), é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto, carteira de trabalho ou documento que comprove contribuição com o INSS e uma declaração emitida pelo empregador informando qual foi o último dia trabalhado.

Já para os trabalhadores rurais, lavradores e pescadores, é preciso apresentar documentos para a comprovação da atividade. Em caso de solicitação por acidente de trabalho, também será exigida a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

O agendamento da perícia médica também pode ser realizado por telefone, através do número 135.

Leia também: INSS facilita atualização de cadastro para aposentadoria




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário