scorecardresearch ghost pixel



Novo edital IBGE com 6.500 vagas deve ser publicado até março; Veja os cargos

O período de validade dos contratos será de até um ano, cabendo prorrogação a critério do IBGE. Profissionais não vão atuar no Censo Demográfico.



Um novo edital do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado com 6.500 vagas temporárias. No dia 11 de setembro, saiu no Diário Oficial da União a portaria que permite a seleção. O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mário Paes de Andrade, assinou o documento.Segundo a portaria, o edital deverá ser publicado nos próximos seis meses, ou seja, até março de 2021.

Os 6.500 profissionais temporários não irão atuar no Censo Demográfico, mas deverão realizar as pesquisas que já são feitas rotineiramente pelo IBGE.A contratação poderá começar a partir de janeiro de 2021.

O período de validade dos contratos será de até um ano, cabendo prorrogação a critério do IBGE e da necessidade do órgão. Veja, abaixo, as vagas previstas:

Vagas edital IBGE 2021

Nível médio

  • agente de pesquisa e mapeamento  – 5.623 vagas
  • supervisor de coleta e qualidade – 552 vagas
  • agente de pesquisa por telefone – 300 vagas

Nível superior

  • supervisor de pesquisa – 25 vagas

Concurso para o Censo Demográfico

Além da seleção autorizada na sexta-feira,11, o IBGE também tem previsto mais três seleções para temporários em 2021. Os certames foram paralisados por causa da pandemia de coronavírus sendo adiadas para o próximo ano. Os profissionais selecionados vão atuar no Censo Demográfico.

Por exemplo, o concurso com 208.695 vagas foi confirmado em agosto durante a apresentação do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021. A seleção ofertará vagas para os seguintes cargos:

Nível médio 

  • Agente censitário municipal – 5.562 vagas
  • Agente censitário supervisor – 22.676 vagas

Nível fundamental 

Recenseador – 180.557 vagas

Outros editais previstos

O IBGE tem mais dois editais previstos, o primeiro terá 192 vagas e já foi autorizado pelo Ministério da Economia. Oferecerá vagas para os cargos de agente censitário de pesquisa por telefone (180 vagas) e supervisor censitário de pesquisa e codificação (12 vagas).

Esse edital deve ser publicado em abril. Os aprovados vão atuar com pesquisas para o Censo, por telefone, na capital do Rio de Janeiro. Além deste documento, também está previsto outro edital para codificadores que deve ficar para o final de 2021, depois da conclusão do Censo em outubro.

Veja também: Concursos Polícia Civil: Editais previstos somam 8.253 vagas em todo o país




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário