Pente-fino do INSS deve cortar 1,7 milhão de beneficiários. Saiba como manter seu benefício

Beneficiários estão sendo notificados e devem entregar documentos pelo Meu INSS ou presencialmente com agendamento prévio.



Os beneficiários identificados com algum tipo de irregularidade começaram a ser notificados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no início deste mês. Em uma espécie de pente-fino, os cadastros estão sendo revisados e pedem verificação de documentos.

Segundo o INSS, cerca de 1,7 milhão de beneficiários, que recebem todos os tipos de auxílios, estão sendo notificados através de carta de cumprimento de exigência.

Após o recebimento da carta, os segurados terão até 60 dias para enviar a documentação exigida pelo portal Meu INSS. Aqueles que foram notificados e não apresentarem a documentação pelo portal ou não fizerem agendamento no prazo de 60 dias poderão ter o benefício suspenso.

Após 30 dias de suspensão, se a pessoa não fizer os procedimentos citados anteriormente terão o benefício bloqueado como prevê a Lei nº 8.212, de 1991.

Como enviar a documentação?

Caso você tenha sido notificado pelo INSS, siga os seguintes passos para atualização do benefício:

  • Acesse o Meu INSS e selecione o serviço “Atualização de Dados de Benefício”;
  • Anexe cópias do CPF, RG, Certidão de nascimento ou casamento; Titulo de Eleitor e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Os documentos podem pertencer ao titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver. A intenção é comprovar o direito de manutenção do benefício.

Toda a documentação solicitada deve estar nos padrões requeridos, em perfeito estado de legibilidade, e no formato e tamanho adequados para análise para que os anexos sejam aceitos no portal.

Não consigo enviar pelo Meu INSS, o que faço?

Caso você tenha dificuldades para enviar a documentação pelo Meu INSS, pode fazer o agendamento para ser atendimento presencialmente em uma agência mais próxima do INSS.

Para agendar é necessário ligar para o telefone 135 do INSS, e selecionar a opção “Entrega de Documentos por Convocação”. O INSS anunciou que não recebe nenhuma solicitação de serviço presencial sem o agendamento prévio.

Veja também: Quais agências do INSS estão atendendo presencialmente? Veja como consultar




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