Atualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de 700 mil pedidos aguardam cumprimento de exigência para receber benefícios, a maioria é referente a solicitações de aposentadorias.
A entrega de documentos pode ser feita tanto pela internet (Meu INSS) quanto em uma agência da Previdência pelo sistema drive-thru de entrega de envelopes. Veja a seguir como proceder:
Como enviar documentos pelo Meu INSS?
- Acesse o Meu INSS
- Faça cadastro no portal se ainda não tiver
- Digitalize as cópias dos seus documentos em formato PDF
- Os documento precisam ser colorido, ter 24 bits e qualidade de 150 DPI em um arquivo único
- O tamanho de cada arquivo deve ser de até 5 Megabytes
- A soma de todos os documentos não pode se maior do que 50 Megabytes
Como enviar envelope em papel no sistema drive-thru?
Essa forma permite que o segurado entregue a documentação presencialmente na agência da Previdência, depositando-a numa urna local. Atenção! os documentos não devem ser originais e, sim, cópias, e precisam estar dentro de um envelope, junto ao formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”.
Você encontra esse formulário no site do INSS ou ao lado de uma urna frente à agência. Do lado de fora do envelope coloque suas informações pessoais:
- Nome completo
- CPF
- Telefone (mesmo que para recado)
- Endereço completo
- E-mail (caso tenha)
- Número do protocolo do agendamento da exigência expressa
Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), as perícias médicas, fundamentais para os segurados que precisam do auxílio-doença, podem ser retomadas nesta terça-feira, 22, ou na quarta,23.
Veja também: Quando sai o concurso INSS? Último pedido tem 7.888 vagas com salários até R$ 12 mil